Pular para o conteúdo
A Casa da Moeda recicla dinheiro?
Tecnologia
casa
moeda
recicla
dinheiro
tecnologia

A Casa da Moeda recicla dinheiro?

Publicado em 31 de dezembro de 2025 às 15:37

1 min de leitura

A Casa da Moeda, que fica na cidade do Rio de Janeiro, emite cédulas em papel-moeda (composto de fibras de algodão) e moedas (em geral, de cobre) a pedido do Banco Central (BC). A grana é enviada ao Banco do Brasil, contratado pelo BC para distribuir o dinheiro para os outros bancos do País.

Anos de circulação desgastam cédulas e moedas. Quando alguém deposita dinheiro rasgado, manchado, queimado ou com símbolos e desenhos, cabe aos bancos separá-lo do restante para que o Banco do Brasil o recolha em nome do BC.

A partir daí, começa o processo de reciclagem. O BC contrata empresas para picotar e compactar o papel-moeda. Ficam que nem tijolo. Esses blocos servem de combustível nos fornos de fábricas de cimento.

Já as moedas são recicladas pela própria Casa da Moeda. Por meio de um processo mecânico, elas são descaracterizadas (têm seus números e símbolos apagados, para que percam o valor como dinheiro). Depois, o metal é vendido para que seja reaproveitado pela indústria.

Segundo reportagem do jornal O Globo, entre 2020 e 2022, 838 milhões de cédulas e 300 mil moedas em mau estado foram recolhidas. E, de acordo com o UOL, 92% das cédulas recolhidas são recicladas.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Toda sexta, uma seleção das reportagens que mais bombaram no site da Super ao longo da semana.

Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.

Fonte: Superinteressante

Leia também