Pular para o conteúdo
A Valve adiciona verificações de Secure Boot e TPM ao Steam no Windows
Games
valve
adiciona
verificações
secure
boot
tpm

A Valve adiciona verificações de Secure Boot e TPM ao Steam no Windows

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 10:31

2 min de leitura

Em 2021, com o lançamento inicial do Windows 11, os utilizadores comuns de PC tiveram de aprender dois termos que a maioria desconhecia: Módulo de Plataforma Fidedigna, ou TPM (Trusted Platform Module), e Arranque Seguro (Secure Boot). Estas funcionalidades tornaram-se obrigatórias para aqueles que quiseram usar o Windows 11 oficialmente, mas para todos os outros, o TPM e o Secure Boot continuaram a ser irrelevantes. Avançando para 2025, o Módulo de Plataforma Fidedigna e o Arranque Seguro estão novamente a captar a atenção das pessoas, visto que alguns jogos populares dependem agora destas funcionalidades para os sistemas anti-batota.

O Módulo de Plataforma Fidedigna e o Secure Boot são funcionalidades de baixo nível que são geralmente geridas fora do sistema operativo. Não é possível activá-las no Windows, pelo que os utilizadores menos entendidos em tecnologia podem nem sequer ter conhecimento da sua existência ou de como as ligar. Para tornar a vida mais fácil a esses utilizadores, a Valve está a adicionar verificações de TPM/Secure Boot ao cliente da loja Steam.

O mais recente lançamento beta do Steam adicionou uma única alteração relacionada com o Windows. Agora, os utilizadores podem ir a Ajuda > Informações do Sistema e ver se o Secure Boot e o Módulo de Plataforma Fidedigna estão activados. Aqui está a lista de alterações:

Adicionada detecção de se o Secure Boot e um TPM estão activados na máquina actual. Esta informação é apresentada em Ajuda > Informações do Sistema. É agora também recolhida ao optar pelo Inquérito de Hardware do Steam.

Infelizmente, o Steam não explica como activar o Secure Boot e o Módulo de Plataforma Fidedigna no seu sistema, pelo que está por sua conta e risco nisto. Ainda assim, é uma alteração bem-vinda que tornará estas duas tecnologias mais conhecidas entre os gamers que podem não se importar se os seus sistemas têm algumas funcionalidades obscuras de segurança. O que lhes importa é porque é que o último Call of Duty não está a arrancar, e o Steam ajudará a descobrir isso.

Falando em actualizações do Steam, a Valve anunciou recentemente que o suporte para o Windows 10 de 32 bits terminará a 1 de Janeiro de 2026. Embora as versões anteriores do cliente continuem a funcionar por algum tempo, a Valve insta os utilizadores a mudarem para instalações do Windows de 64 bits para continuarem a receber actualizações e suporte da Valve.

Fonte: PCGuia (PT-PT)

Leia também