
A Valve adiciona verificações de Secure Boot e TPM ao Steam no Windows
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 10:31
2 min de leituraEm 2021, com o lançamento inicial do Windows 11, os utilizadores comuns de PC tiveram de aprender dois termos que a maioria desconhecia: Módulo de Plataforma Fidedigna, ou TPM (Trusted Platform Module), e Arranque Seguro (Secure Boot). Estas funcionalidades tornaram-se obrigatórias para aqueles que quiseram usar o Windows 11 oficialmente, mas para todos os outros, o TPM e o Secure Boot continuaram a ser irrelevantes. Avançando para 2025, o Módulo de Plataforma Fidedigna e o Arranque Seguro estão novamente a captar a atenção das pessoas, visto que alguns jogos populares dependem agora destas funcionalidades para os sistemas anti-batota.
O Módulo de Plataforma Fidedigna e o Secure Boot são funcionalidades de baixo nível que são geralmente geridas fora do sistema operativo. Não é possível activá-las no Windows, pelo que os utilizadores menos entendidos em tecnologia podem nem sequer ter conhecimento da sua existência ou de como as ligar. Para tornar a vida mais fácil a esses utilizadores, a Valve está a adicionar verificações de TPM/Secure Boot ao cliente da loja Steam.
O mais recente lançamento beta do Steam adicionou uma única alteração relacionada com o Windows. Agora, os utilizadores podem ir a Ajuda > Informações do Sistema e ver se o Secure Boot e o Módulo de Plataforma Fidedigna estão activados. Aqui está a lista de alterações:
Adicionada detecção de se o Secure Boot e um TPM estão activados na máquina actual. Esta informação é apresentada em Ajuda > Informações do Sistema. É agora também recolhida ao optar pelo Inquérito de Hardware do Steam.
Infelizmente, o Steam não explica como activar o Secure Boot e o Módulo de Plataforma Fidedigna no seu sistema, pelo que está por sua conta e risco nisto. Ainda assim, é uma alteração bem-vinda que tornará estas duas tecnologias mais conhecidas entre os gamers que podem não se importar se os seus sistemas têm algumas funcionalidades obscuras de segurança. O que lhes importa é porque é que o último Call of Duty não está a arrancar, e o Steam ajudará a descobrir isso.
Falando em actualizações do Steam, a Valve anunciou recentemente que o suporte para o Windows 10 de 32 bits terminará a 1 de Janeiro de 2026. Embora as versões anteriores do cliente continuem a funcionar por algum tempo, a Valve insta os utilizadores a mudarem para instalações do Windows de 64 bits para continuarem a receber actualizações e suporte da Valve.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Número de jogos lançados na Steam aumentou 93% entre 2020 e 2024
Informações da plataforma SteamDB apontam que a Steam recebeu um total de 18.626 novos jogos em 2024. O número representa um incremento de 93% nos lançamentos em relação a 2020, ano em que 9.656 títulos foram adicionados à plataforma. Esse rápido crescimento pode afetar a visibilidade de pequenos estúdios, principalme…
💬 0 - Estúdio veterano Splash Damage não pertence mais à Tencent
A Splash Damage não é mais um dos muitos estúdios controlados pela gigante chinesa Tencent. A desenvolvedora foi vendida nesta semana para um grupo de investidores, mas infelizmente não ofereceu detalhes sobre como isso vai afetar seus projetos futuros.
💬 0 - Valve se desculpa com estúdio por ter arruinado o lançamento do seu jogo
Planet Centauri, jogo sandbox indie com quase uma década de desenvolvimento, enfrentou um bug extremamente raro no Steam que arruinou completamente seu lançamento da versão 1.0. Segundo revelado pelo próprio desenvolvedor, o problema impediu que as notificações da lista de desejos fossem enviadas aos jogadores, result…
💬 0