Pular para o conteúdo
Agora você pode rodar DOOM como proteção de tela
Games
agora
você
pode
rodar
doom
como

Agora você pode rodar DOOM como proteção de tela

Publicado em 31 de dezembro de 2025 às 16:54

2 min de leitura

Na saideira de 2025 ainda dá tempo de rodar DOOM em mais um lugar onde o game não foi feito para aparecer. Apesar que, dessa vez, ainda estamos falando do computador. Um programador transformou o jogo numa proteção de tela, que é possível instalar ou rodar sem dificuldade em qualquer sistema Windows.

Wiaam Suleiman trabalhou com Doom Retro para fazer o port, um projeto open source que já busca criar as versões mais minimalistas e leves possíveis do game.

Com essa versão, o programador foi capaz de colocar todo o Episódio 1 do jogo em um único arquivo .scr, o formato clássico de protetores de telas (screen savers) do Windows. O formato ainda é compatível normalmente com o Windows 11, o que facilita muito para quem quiser usar o game como protetor.

O arquivo pode ser aberto diretamente toda vez que o usuário quiser lançar o programa, ou é possível também instalá-lo para aparecer entre as opções de proteção do Windows. Nesse caso aparecem também configurações de música e efeitos sonoros.

DOWNLOAD: DOOM como proteção de tela

O game não é jogável, mas não é apenas um vídeo de DOOM. Ele roda e é “jogado” pelo próprio computador.

Telas OLED resgatam o medo do burn-in

Protetores de tela eram muito populares nos anos 90 entre monitores CRT. Foram criados como uma solução para evitar o infame burn-in. Com o advento do LCD essa preocupação foi muito diminuída.

Telas OLED, enquanto muito mais modernas, trouxeram de volta o receio com o burn-in, então muitas pessoas têm optado por trazer de volta a proteção, o que torna o projeto com DOOM uma opção interessante.

• Site permite jogar milhares de fases de Doom criadas pela comunidade

• Cancelado pela Microsoft, novo shooter de John Romero, pai de Doom, foi salvo

• Teste de 18 meses com tela QD-OLED: burn-in ainda é um problema?

Como a ideia é justamente evitar o burn-in, essa versão do game não tem a HUD, ficando apenas a clássica cara do Doomguy no canto da tela, alternando de lado de tempos em tempos para reduzir o risco até nisso.

Fonte: Adrenaline

Leia também