Pular para o conteúdo
AMD FSR 4 chega ao Steam Deck com salto de qualidade notável
Games
amd
fsr
chega
steam
deck
com

AMD FSR 4 chega ao Steam Deck com salto de qualidade notável

Publicado em 18 de setembro de 2025 às 16:04

2 min de leitura

Ao mesmo tempo que o Steam Deck não é tão poderoso quanto outros PCs portáteis do mercado, ele tem se mostrado bastante popular graças a diversas soluções de software e ao apoio da Valve. E a jogatina oferecida pelo aparelho promete ficar ainda melhor, graças à estreia não oficial de seu suporte ao AMD FSR 4.

Enquanto a solução ainda não foi oferecida oficialmente para o console, já é possível habilitá-la com certa facilidade. Para isso, é preciso baixar e instalar manualmente o FidelitFX SDK 2.0 e o DLSS do FSR 4. Embora o processo possa ser um pouco incômodo, ele traz resultados que podem compensar o trabalho.

No YouTube, o canal Deck Wizard publicou um vídeo tutorial do processo, bem como mostrou os resultados que ele traz ao Steam Deck. Graças à nova tecnologia de upscale, jogos como Marvel’s Spider-Man 2 e Cyberpunk 2077 apresentam saltos de qualidade que não podem ser ignorados.

FSR 4 no Steam Deck ainda não é a implementação oficial

A demonstração publicada no canal Deck Wizard mostra que, com o FSR 4, Cyberpunk 2077 ganha mais detalhes e não apresenta tantos artefatos. Em compensação, o desempenho do jogo cai de forma considerável, passando dos 45 FPS para uma média de 32 FPS.

Já em Marvel’s Spider-Man 2, a quantidade de detalhes também aumenta, mas vem acompanhada de um aprimoramento de desempenho. Isso é especialmente notável durante os momentos de navegação pela cidade, que deixam de apresentar os stutters que marcam o uso de upscalers como o Intel XeSS.

Foto: Divulgação/Valve

Para que o FSR 4 funcione no portátil da Valve, é preciso fazer algumas modificações. Isso porque a versão oficial lançada pela AMD foi feita para trabalhar somente em GPUS RDNA 4 em seu lançamento. Atualmente, a empresa trabalha na expansão desse suporte, que deve inclusive chegar ao PlayStation 5 Pro a partir de 2026.

Mesmo com essa restrição, muitos jogadores estão conseguindo encontrar métodos de fazer a tecnologia mais recente funcionar de alguma forma com hardwares mais antigos. Isso tem ajudado a aumentar as expectativas para a implementação oficial, especialmente dado o quanto os resultados tendem a ser positivos.

Conteúdo Relacionado

Ainda está longe

Steam Deck 2 chega em 2028, afirma conhecido insider

Fonte: Adrenaline

Leia também