Pular para o conteúdo
Apple reduz produção do iPhone Air após vendas fracas, diz site
Computação
apple
reduz
produção
iphone
air
após

Apple reduz produção do iPhone Air após vendas fracas, diz site

Publicado em 22 de outubro de 2025 às 11:56

2 min de leitura

iPhone Air é vendido em preto, cinza, dourado e azul • A Apple reduziu drasticamente a produção do iPhone Air devido a vendas fracas, concentrando esforços no iPhone 17 e iPhone 17 Pro, que superaram expectativas de demanda.

• Fornecedores de componentes do iPhone Air foram avisados para diminuir a fabricação; a demanda para novembro deve ser inferior a 10% do volume de setembro.

• A Apple planeja aumentar a produção do iPhone 17 em 5 milhões de unidades e priorizará um smartphone dobrável a partir do segundo semestre de 2026.

A Apple cortou de maneira drástica a produção do iPhone Air, chegando a níveis de fim de ciclo de vida, de acordo com fontes ouvidas pelo site Nikkei Asia.

Segundo a publicação, fornecedores de componentes para o modelo “fininho” já foram avisados e devem diminuir o ritmo de fabricação. Um gerente de cadeia de suprimentos ouvido pela reportagem afirma que a demanda para novembro deve ser de menos de 10% do volume entregue em setembro.

iPhone Air tem 5,6 mm de espessuraOs planos iniciais previam que o iPhone Air respondesse por 10% a 15% da produção geral neste ano. A importância do modelo vai além do fator comercial: ele pode servir para a Apple aprimorar suas técnicas e aproveitá-las em um futuro smartphone dobrável. Espera-se que a empresa comece a produzir um modelo desse tipo no segundo semestre de 2026.

A expectativa é que a Apple passe a priorizar a fabricação dos outros modelos lançados em setembro de 2025: o iPhone 17 e o iPhone 17 Pro. A produção da versão básica deve aumentar em 5 milhões de unidades, de acordo com duas fontes.

Por que a Apple mudou seus planos para o iPhone Air?

A lógica por trás dessas decisões é bem simples: atender às demandas do mercado. O iPhone Air teve vendas fracas em praticamente todos os mercados. A China foi uma exceção, mas não o suficiente para segurar as projeções iniciais.

Por outro lado, o iPhone 17 apresentou um desempenho comercial mais forte do que a geração passada — nos Estados Unidos e na China, por exemplo, as vendas foram 14% maiores que as do iPhone 16, na comparação entre os dez primeiros dias de ambos no mercado.

A Apple foi menos econômica do que o costume com o iPhone 17. Ele finalmente ganhou tela de 120 Hz, por exemplo — uma ausência de longa data no modelo mais barato. Outras características, como armazenamento de 256 GB e a nova câmera frontal de 18 MP, ajudaram a melhorar a relação custo-benefício do produto, despertando mais interesse dos consumidores.

O Nikkei Asia observa que a diferença na demanda pode ser vista no próprio site da Apple: nos EUA, o iPhone 17 está com um prazo de envio de duas a três semanas; já o iPhone Air está disponível à pronta entrega.

Fonte: Tecnoblog

Leia também