Pular para o conteúdo
ASRock lança novo BIOS para placas AM5 600 e 800 para corrigir problemas com Ryzen 9000
Computação
asrock
lança
novo
bios
para
placas

ASRock lança novo BIOS para placas AM5 600 e 800 para corrigir problemas com Ryzen 9000

Publicado em 9 de fevereiro de 2026 às 15:10

2 min de leitura

A ASRock anunciou na última quinta-feira, dia 5 de fevereiro, que estava averiguando os problemas relatados por usuários de processadores Ryzen 9000 em suas placas-mãe das série 600 e 800. Agora, a empresa emitiu um novo comunicado, acompanhado de um update de BIOS que promete melhorar a situação.

Curiosamente a ASRock não menciona os Ryzen 9000 pelo nome novamente, apenas dizendo que a nova versão de seus BIOS deve melhorar estabilidade e compatibilidade em “certas CPUs”. A empresa diz que a atualização para a versão beta pode resolver problemas de boot falhando, apesar de alguns relatos de usuários afirmarem que seus processadores teriam pifado de vez.

Download: BIOS ASRock 4.07.AS01 beta para placas AM5

“A ASRock manteve colaboração próxima e de longo prazo com a AMD, e continua a analisar cuidadosamente problemas de CPU recentemente discutidos em comunidades online, enquanto otimiza a funcionalidade do BIOS e melhora a estabilidade do sistema, no geral”, diz a declaração oficial da companhia.

A fabricante de placas AM5 destaca a implementação da firmware AGESA 1.3.0.0a na nova versão de seus BIOS. Segundo a ASRock, essas são as principais novidades da atualização:

• Update do AGESA para ComboAM5 PI 1.3.0.0a

• Compatibilidade otimizada de memórias

• Solução de falha de boot ocorrendo em certas CPUs

Recurso flashback permite atualizar o BIOS em placas ASRock sem fazer boot

A própria ASRock ressalta que essa atualização é especialmente voltada para sistemas que não estão mais conseguindo dar boot, inclusive casos em que a falha aparece depois de meses usando o PC. “Usuários que encontrarem esse comportamento devem atualizar para essa versão de BIOS apara ajudar a restaurar funcionalidade normal de boot do sistema”, diz a empresa.

• 5 casos de placas ASRock “matando” CPUs Ryzen 9000 foram reportados em um único dia

• ASUS mostra novo UEFI BIOS Neo da série AMD 800 com visual HD e ROM de 64MB

• ASRock libera nova BIOS para placas-mãe série 600/800 e adiciona suporte para futuras CPUs Intel e AMD

Obviamente, em caso de falha de boot não é possível atualizar o sistema pela interface UEFI, então nesse caso recomenda-se a função BIOS Flashback, que muitas placas-mãe atuais oferecem. Explicando de maneira resumida, o recurso permite instalar uma nova versão do BIOS usando um pendrive conectado a uma porta específica da placa.

Fonte: Adrenaline

Leia também