
Bing Video Creator
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 12:55
2 min de leituraComo a Microsoft tem vindo a investir milhares de milhões de dólares na OpenAI (responsável pelo ChatGPT e pelo Sora), tem a possibilidade de aceder e disponibilizar as tecnologias da empresa de inteligência artificial com muita facilidade. Cerca de seis meses depois de a OpenAI ter lançado o Sora, a Microsoft anunciou o Bing Video Creator, um serviço de conversão de texto para vídeo que tem como base o modelo da OpenAI. Para já, este serviço só pode ser usado a partir da aplicação Bing para iOS e Android.
Configurações limitadas
Esta plataforma é gratuita, mas deixa apenas criar dez vídeos de cinco segundos por dia, no que a empresa chama de modo ‘Rápido’, que acaba por ser menos preciso, mas, ainda assim, a com resultados bastante interessantes. Há também o modo ‘Padrão’, mais criterioso, embora os vídeos possam demorar algumas horas a serem gerados. Para já, não é possível alterar a duração, a resolução (480 x 854) e a proporção dos vídeos, que é sempre vertical (9:16). Como é hábito, é obrigatório ter uma conta Microsoft para usar o Bing Video Creator.
Usar o Bing Video Creator
A utilização é muito simples: abra a aplicação Bing, toque no botão ‘Menu’ que está no canto inferior direito do ecrã e entre em ‘Criador de Vídeos’. No ecrã seguinte, tem o campo onde insere a descrição do vídeo e também há exemplos de imagens e vídeos criados pela equipa da Microsoft.
Depois, é só inserir a descrição, que deve ser o mais detalhada possível, e tocar no botão ‘Criar’. Se o resultado não estiver ao seu gosto, pode aperfeiçoar o prompt para ajustar o resultado final, mas não se esqueça de que tem um número limitado de tentativas, por dia. Finalmente, pode descarregar o vídeo para o seu dispositivo ou partilhá-lo nas redes sociais ou editá-lo em software especializado para o efeito, como o Capcut.
Truques e dicas
• Seja descritivo nos seus prompts
Quanto mais específico for a sua instrução, melhores serão os resultados. Em vez de dizer «uma pessoa a andar», experimente «uma jovem de casaco vermelho a andar por uma floresta ao nascer do Sol». Quantos mais detalhes, melhor.
• Use linguagem própria para a acção e cenários
Verbos como ‘dançar’, ‘explorar’ ou ‘transformar’ ajudam a IA a compreender o movimento e a intenção, o que nos vai dar resultados mais dinâmicos. Adjectivos como ‘cinemático’, ‘ensolarado’ ou ‘onírico’ contribuem para enriquecer o vídeo.
• Experimente com o Tom e o Estilo
Se quiser algo mais parecido com um filme, adicione ‘ao estilo de um trailer’ a um prompt; se quiser algo mais divertido, experimente ‘como um desenho-animado’. Estas instruções criativas alteram a estética do vídeo final, para melhor.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Google muda exibição de anúncios na busca

Google testa novo modelo de exibição de anúnciosResumo
💬 0 - Qualcomm é a nova dona da Arduino

Qualcomm também anunciou o Arduino Uno QResumo
💬 0