
Bing Video Creator
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 12:55
2 min de leituraComo a Microsoft tem vindo a investir milhares de milhões de dólares na OpenAI (responsável pelo ChatGPT e pelo Sora), tem a possibilidade de aceder e disponibilizar as tecnologias da empresa de inteligência artificial com muita facilidade. Cerca de seis meses depois de a OpenAI ter lançado o Sora, a Microsoft anunciou o Bing Video Creator, um serviço de conversão de texto para vídeo que tem como base o modelo da OpenAI. Para já, este serviço só pode ser usado a partir da aplicação Bing para iOS e Android.
Configurações limitadas
Esta plataforma é gratuita, mas deixa apenas criar dez vídeos de cinco segundos por dia, no que a empresa chama de modo ‘Rápido’, que acaba por ser menos preciso, mas, ainda assim, a com resultados bastante interessantes. Há também o modo ‘Padrão’, mais criterioso, embora os vídeos possam demorar algumas horas a serem gerados. Para já, não é possível alterar a duração, a resolução (480 x 854) e a proporção dos vídeos, que é sempre vertical (9:16). Como é hábito, é obrigatório ter uma conta Microsoft para usar o Bing Video Creator.
Usar o Bing Video Creator
A utilização é muito simples: abra a aplicação Bing, toque no botão ‘Menu’ que está no canto inferior direito do ecrã e entre em ‘Criador de Vídeos’. No ecrã seguinte, tem o campo onde insere a descrição do vídeo e também há exemplos de imagens e vídeos criados pela equipa da Microsoft.
Depois, é só inserir a descrição, que deve ser o mais detalhada possível, e tocar no botão ‘Criar’. Se o resultado não estiver ao seu gosto, pode aperfeiçoar o prompt para ajustar o resultado final, mas não se esqueça de que tem um número limitado de tentativas, por dia. Finalmente, pode descarregar o vídeo para o seu dispositivo ou partilhá-lo nas redes sociais ou editá-lo em software especializado para o efeito, como o Capcut.
Truques e dicas
• Seja descritivo nos seus prompts
Quanto mais específico for a sua instrução, melhores serão os resultados. Em vez de dizer «uma pessoa a andar», experimente «uma jovem de casaco vermelho a andar por uma floresta ao nascer do Sol». Quantos mais detalhes, melhor.
• Use linguagem própria para a acção e cenários
Verbos como ‘dançar’, ‘explorar’ ou ‘transformar’ ajudam a IA a compreender o movimento e a intenção, o que nos vai dar resultados mais dinâmicos. Adjectivos como ‘cinemático’, ‘ensolarado’ ou ‘onírico’ contribuem para enriquecer o vídeo.
• Experimente com o Tom e o Estilo
Se quiser algo mais parecido com um filme, adicione ‘ao estilo de um trailer’ a um prompt; se quiser algo mais divertido, experimente ‘como um desenho-animado’. Estas instruções criativas alteram a estética do vídeo final, para melhor.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Bose Soundlink Plus
Esta nova coluna da Bose foi pensada para quem quer fazer festas junto à piscina. Ao contrário de outros modelos da marca, a Soundlink Plus é à prova de água e flutua, o que quer dizer que se a deixar cair à água, a festa pode continuar.
💬 0 - Oh, Jobs, anda cá ver isto
Quando vi as peças televisivas sobre o encontro de há algumas semanas entre Tim Cook e Donald Trump, não pude deixar de recordar Steve Jobs e a lendária frase que lhe foi atribuída: «Prefiro ser um pirata que alistar-me na Marinha». Não consigo imaginar a figura do fundador a prestar tributos daquela forma (ou, na ver…
💬 0 - HP Elitebook Ultra G1i AI
No site oficial, a HP vende este Elitebook Ultra da HP como um computador para empresas. Percebemos a lógica: é discreto, com um chassis totalmente em preto, ecrã sensível ao toque e uma placa gráfica integrada no processador (esqueça os jogos mais poderosos). Seria um desperdício se a HP não vendesse este PC no segme…
💬 0