
Borderlands 4: como está a parte técnica no PC?
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 15:03
2 min de leituraNo último dia 12, Borderlands 4 foi lançado para consoles e PC, e, caso você tenha acompanhado a estreia, deve ter visto que o game está com avaliações mistas na Steam. Mas qual o motivo? Aparentemente, é menos sobre a qualidade do gameplay e mais sobre problemas de otimização.
Mas o título da Gearbox realmente está tão pesado assim? Quais são os problemas? E há formas de solucionar ou contornar os gargalos de desempenho? Há maneiras de otimizar a experiência? Venha conferir abaixo!
Imagem: Gearbox
Borderlands 4 é bem pesado, mas principalmente na CPU
Se você olhar neste momento os reviews da Steam, verá que muitos dos usuários que reclamaram da baixa performance de Borderlands 4 têm placas de vídeo boas (ou ao menos bastante competentes para rodarem jogos modernos). O que pouca gente notou, no entanto, é que o game é mais pesado do que parece na CPU.
Caso você tenha um processador de 6 núcleos, mesmo que mais modernos, provavelmente terá dificuldades em manter 60 quadros por segundo. É difícil dizer o porquê, mas o possível culpado pode ser a iluminação dinâmica renderizada via Lumen, um dos recursos da Unreal Engine 5.
Recentemente, Daniel Owen, um youtuber de benchmark e tecnologia, colocou à prova diversos tipos de setups e, mesmo com GPUs parrudas, como uma GeForce RTX 3080, um Ryzen 5 5600X pode limitar a taxa de quadros em 60 fps ou menos – algo que muda ao trocar para um processador mais forte.
Também atrelado aos problemas, Borderlands 4 sofre de um problema que tem se tornado comum em ports atuais de PC: os temidos “shader compilations”, as compilações de sombreadores que causam engasgos e travamentos intermitentes.
Embora Borderlands 4 tenha um processo de pré-compilação de shaders, ainda há sombreadores que precisam ser compilados durante a jogatina, causando travamentos ou congelamentos quando uma nova área ou efeito inéditos aparecem, causando uma experiência pouco agradável.
Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
CPUs melhores podem ajudar a mitigar esse problema, mas até mesmo os processadores mais potentes do mercado ainda terão problemas. E, em cima de tudo isso, Borderlands 4 também utiliza Denuvo para combater a pirataria, um software reconhecido por ter uma carga muito alta na CPU, algo que pode estar atrapalhando o desempenho.
De fato, é bem desagradável e há picos de uso de processador que causam congelamentos nos testes que fiz. A comunidade tem reportado muitos crashes, mas em algumas horas de jogatina eu ainda não tive nenhum.
Imagem: Vini Munhoz/Flow Games
Borderlands 4 pesa muito para pouca entrega
A narrativa na internet neste momento com Borderlands 4 é que ele é extremamente mal otimizado e que depende do uso de IA para atingir um bom resultado. E, de fato, ele não parece ser um título muito competente em extrair o potencial de hardwares parrudos, mas é bom separar as coisas.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Review: Pokémon Legends Z-A é 8 ou 80

É bem provável que você já tenha aberto essa análise de Pokémon Legends Z-A com uma visão firme não só sobre esse jogo, mas sobre o estado da franquia Pokémon como um todo. Para o bem ou para o mal, ela desperta muitas paixões, especialmente nesses tempos de redes sociais inflamadas.
💬 0 - Borderlands 4: versão para Switch 2 é adiada

O Borderlands 4 já está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S e, mesmo sendo bastante elogiado por sua jogabilidade, sofre com problemas de performance. Já os fãs que aguardavam o jogo da 2K no Switch 2 para o começo do próximo mês terão que esperar ainda mais.
💬 0 - Sucesso! Borderlands 4 ultrapassa 2,5 milhões de jogadores

Lançado em 12 de setembro, Borderlands 4 tem feito sucesso entre os fãs. Isso porque desde a estreia o game alcançou a marca de 2,5 milhões de jogadores em todo o mundo, ultrapassando US$ 150 milhões em receita, segundo informações da Alinea Analytics.
💬 0