
Bruce Straley detona IA generativa e diz que tecnologia “não cria, só imita”
Publicado em 21 de dezembro de 2025 às 19:15
2 min de leituraBruce Straley, co-diretor de The Last of Us e fundador da Wildflower Interactive, criticou duramente o uso de IA generativa na indústria de games, comparando a tecnologia a “uma cobra comendo seu próprio rabo“. Em entrevista recente, o desenvolvedor defendeu a importância da criação humana e autêntica no desenvolvimento de jogos.
“Ela não consegue crescer e pensar por si mesma, apenas consome e tenta imitar o que consumiu. Isso é o melhor que pode fazer agora“, afirmou o veterano desenvolvedor ao site Polygon, explicando sua visão sobre as limitações fundamentais da IA generativa.
Straley, que deixou a Naughty Dog em 2017 para fundar seu próprio estúdio independente, confirmou que seu projeto de estreia, Coven of the Chicken Foot, não utiliza qualquer forma de IA generativa em seu desenvolvimento.
O desenvolvedor também destacou como o termo “IA” tornou-se problemático na indústria, pois historicamente se referia a conceitos diferentes dos atuais. “É difícil até apresentar o conceito desta criatura, porque no meu mundo, NPCs são IA. Programadores de IA são um tipo de pessoal que você tem na equipe de programação”, explicou. “Agora não posso dizer isso porque se alguém tiver uma opinião sobre IA, não posso mais chamar esta criatura de o companheiro de IA mais avançado. As pessoas vão pensar que fizemos aprendizado de máquina e LLMs, mas não fizemos nada disso.”
Bruce Straley enfatizou sua preferência por arte com imperfeições naturais, comparando-a com a cerâmica que sai do forno com características únicas. “Isso é o que há de interessante na arte“, afirmou, rejeitando a ideia de que prompt engineering possa ser considerado arte. “Sem um ser humano sendo a criação, eu pessoalmente não tenho nenhum interesse em assistir a um programa de TV feito por um robô ou olhar para arte gerada por computador”, destacou.
Coven of the Chicken Foot, o primeiro projeto da Wildflower Interactive, foi apresentado durante o The Game Awards 2025, mas ainda não tem data de lançamento confirmada.
Fonte: GameVicio
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