
Call of Duty só existe porque a Electronic Arts “foi babaca”, afirma chefe de Battlefield
Publicado em 15 de outubro de 2025 às 08:52
2 min de leituraResponsável por coordenar as equipes que trabalharam em Battlefield 6, Vince Zampella tem em seu currículo jogos marcantes como Titanfall e Call of Duty: Modern Warfare 2 e já provou que domina bem os shooters em primeira pessoa. E, segundo ele, a série de grande sucesso da Activision Blizzard nunca teria existido caso a Electronic Arts não tivesse sido “babaca”.
Em uma entrevista à GQ Magazine, Zampella lembrou do fato de que o primeiro grande sucesso de sua carreira foi Medal of Honor: Allied Assault. O título, bastante elogiado pela crítica e pelo público, foi desenvolvido em tempo recorde pelo estúdio 2015, Inc., que deu à franquia uma cara mais cinematográfica.
No entanto, a publicadora decidiu que não iria trabalhar com a 2015, Inc. para a sequência, deixando o estúdio sem trabalho e sem fundos. Com isso, muitos de seus profissionais, incluindo Zampella, foram para a Activision criar a Infinity Ward, que transformou Call of Duty em um grande fenômeno.
Electronic Arts ajudou a criar o grande rival de Battlefield
“A única razão pela qual Call of Duty existe é porque a Electronic Arts foi babaca”, decretou Zampella. Segundo ele, caso a publicadora não tivesse cortado relações com a 2015, Inc., o estúdio teria ficado feliz em continuar desenvolvendo novos capítulos de Medal of Honor e evoluindo a série.
Foto: Divulgação/Activision Blizzard
É possível inclusive traçar diversas conexões entre Allied Assault e o primeiro Call of Duty, incluindo suas cenas cinematográficas e o foco na Segunda Guerra Mundial. Enquanto a série Medal of Honor ainda conseguiu certo sucesso com Frontline, ela entrou em franca decadência ainda no começo dos anos 2000.
Anos depois dessa separação traumática, Zampella voltou a trabalhar com a Electronic Arts ao fundar o estúdio Respawn em abril de 2010. Isso foi o resultado do fato do fim do relacionamento do desenvolvedor com a Activision, a quem ele acusou de não ter pago um bônus de US$ 36 milhões atrelado ao sucesso de Modern Warfare 2.
Foto: Divulgação/Electronic Arts
O desenvolvedor virou o grande chefe da franquia Battlefield em 2021, após o lançamento desastroso de 2042. E, pelo que indicam os reviews, vendas iniciais e impressões de jogadores sobre Battlefield 6 dão a entender, essa acabou sendo uma escolha certo. Já a franquia Medal of Honor segue abandonada desde 2020, quando recebeu uma experiência focada na realidade virtual.
Absoluto cinema
REVIEW | Battlefield 6 é a volta triunfal da guerra moderna com o multiplayer mais insano do ano
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Battlefield 6 tem mapas de Call of Duty removidos do Portal

Se você já jogou Battlefield 6 ou acompanhou as novidades aqui do Flow Games, deve se lembrar do modo Portal, uma seção para a comunidade criar seus próprios mapas e modos. E, aparentemente, a criatividade não é o limite, mas sim os direitos autorais.
💬 0 - Battlefield 6 superou o lançamento de Call of Duty: Black Ops 6 na União Europeia

Battlefield 6 se provou um enorme sucesso, tendo vendido 7 milhões de cópias no mundo todo em seus primeiros 3 dias. Agora, foi revelado que o jogo superou Call of Duty: Black Ops 6 nas vendas de lançamento na União Europeia, de acordo com novo relatório da Game Sales Data (GSD).
💬 0 - Battlefield 6 quebra recorde de Call of Duty com mais de 750.000 jogadores online

O novo capítulo da franquia da EA começou sexta-feira passada com números impressionantes: mais de 750 mil jogadores conectados simultaneamente no Steam durante o horário de pico. É o maior lançamento da história de Battlefield e um golpe direto na hegemonia de Call of Duty no gênero de tiro em primeira pessoa.
💬 0