Pular para o conteúdo
Call of Duty só existe porque a Electronic Arts “foi babaca”, afirma chefe de Battlefield
Games
call
duty
existe
porque
electronic
arts

Call of Duty só existe porque a Electronic Arts “foi babaca”, afirma chefe de Battlefield

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 08:52

2 min de leitura

Responsável por coordenar as equipes que trabalharam em Battlefield 6, Vince Zampella tem em seu currículo jogos marcantes como Titanfall e Call of Duty: Modern Warfare 2 e já provou que domina bem os shooters em primeira pessoa. E, segundo ele, a série de grande sucesso da Activision Blizzard nunca teria existido caso a Electronic Arts não tivesse sido “babaca”.

Em uma entrevista à GQ Magazine, Zampella lembrou do fato de que o primeiro grande sucesso de sua carreira foi Medal of Honor: Allied Assault. O título, bastante elogiado pela crítica e pelo público, foi desenvolvido em tempo recorde pelo estúdio 2015, Inc., que deu à franquia uma cara mais cinematográfica.

No entanto, a publicadora decidiu que não iria trabalhar com a 2015, Inc. para a sequência, deixando o estúdio sem trabalho e sem fundos. Com isso, muitos de seus profissionais, incluindo Zampella, foram para a Activision criar a Infinity Ward, que transformou Call of Duty em um grande fenômeno.

Electronic Arts ajudou a criar o grande rival de Battlefield

“A única razão pela qual Call of Duty existe é porque a Electronic Arts foi babaca”, decretou Zampella. Segundo ele, caso a publicadora não tivesse cortado relações com a 2015, Inc., o estúdio teria ficado feliz em continuar desenvolvendo novos capítulos de Medal of Honor e evoluindo a série.

Foto: Divulgação/Activision Blizzard

É possível inclusive traçar diversas conexões entre Allied Assault e o primeiro Call of Duty, incluindo suas cenas cinematográficas e o foco na Segunda Guerra Mundial. Enquanto a série Medal of Honor ainda conseguiu certo sucesso com Frontline, ela entrou em franca decadência ainda no começo dos anos 2000.

Anos depois dessa separação traumática, Zampella voltou a trabalhar com a Electronic Arts ao fundar o estúdio Respawn em abril de 2010. Isso foi o resultado do fato do fim do relacionamento do desenvolvedor com a Activision, a quem ele acusou de não ter pago um bônus de US$ 36 milhões atrelado ao sucesso de Modern Warfare 2.

Foto: Divulgação/Electronic Arts

O desenvolvedor virou o grande chefe da franquia Battlefield em 2021, após o lançamento desastroso de 2042. E, pelo que indicam os reviews, vendas iniciais e impressões de jogadores sobre Battlefield 6 dão a entender, essa acabou sendo uma escolha certo. Já a franquia Medal of Honor segue abandonada desde 2020, quando recebeu uma experiência focada na realidade virtual.

Absoluto cinema

REVIEW | Battlefield 6 é a volta triunfal da guerra moderna com o multiplayer mais insano do ano

Fonte: Adrenaline

Leia também