
“Cansei de enriquecer outras pessoas”: Tim Cain explica por que não cria novas franquias ou sequências de seus clássicos
Publicado em 3 de janeiro de 2026 às 18:57
2 min de leituraTim Cain, legendário co-criador do Fallout original, explicou em seu canal do YouTube por que não tem interesse em desenvolver novos RPGs autorais ou criar sequências de seus clássicos. O veterano da indústria, que atuou como designer e programador principal em diversos títulos icônicos, demonstrou frustração com as constantes perguntas sobre esse tema.
“Eu amo fazer jogos, então as pessoas estão realmente confusas quando perguntam ‘Por que você não está criando jogos, novas propriedades intelectuais?'”, explicou o desenvolvedor. “Outras pessoas ganharam muito mais dinheiro com as IPs que criei do que eu jamais ganhei. Não é pouco. É muito mais… as IPs que criei anos atrás, pessoas que apenas trabalham nelas em equipe ganham mais dinheiro do que eu recebi para criar a IP.”
O designer utilizou uma metáfora de um pintor para ilustrar sua situação: como um artista que inicialmente estava apenas feliz por trabalhar profissionalmente, mas depois vê suas obras sendo vendidas por quantias exorbitantes das quais recebe apenas uma fração. Cain esclareceu que não se sente “amargurado“, apenas “cansado com a pergunta“: “Você tem que imaginar como é ser questionado sobre isso repetidamente.”
“Se você realmente se importa com o que eu quero, eu ainda estou fazendo brinquedos e eu os amo, eles me fazem feliz. Eu já passei da fase de deixar outras pessoas muito ricas com minhas próprias criações”, afirmou. “Você consegue me dar um motivo que não seja puramente egoísta — como você querer algo novo, ou outras pessoas quererem ganhar mais dinheiro — para eu simplesmente não continuar pintando o que eu tiver vontade?”
Vale lembrar que Tim Cain mantém-se ativo na indústria. Após o encerramento da Troika, estúdio que cofundou, ele trabalhou no MMO Wildstar (hoje descontinuado) e em vários RPGs da Obsidian, incluindo a codireção de The Outer Worlds. Recentemente retornou à Obsidian em tempo integral, após atuar como consultor externo em The Outer Worlds 2.
Quanto ao que poderia reacender seu interesse em liderar projetos maiores, Cain mencionou que gostaria de ver a indústria distribuir melhor os lucros: “Quando uma pintura é vendida, todos ganham dinheiro”. Ele argumenta que a indústria cinematográfica faz isso “há décadas”, embora reconheça que existam problemas de direitos trabalhistas em todos os setores do entretenimento.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Steve Wozniak, Príncipe Harry e outras 800 personalidades pedem pausa na superinteligência artificial até garantia de segurança

Um grupo que reúne o cofundador da Apple, Steve Wozniak, o príncipe Harry, Meghan Markle e até o conservador Steve Bannon uniu forças para exigir uma moratória global no desenvolvimento de superinteligência artificial. A declaração marca um dos raros momentos em que figuras de espectros políticos e culturais opostos c…
💬 0 - Corrida de jatos pessoais reúne 20 mil pessoas no Arkansas

O céu de Arkansas ganhou um novo espetáculo em 2025. No UPSummit, 20 mil pessoas assistiram a algo que parecia ter saído direto de Blade Runner: quatro jatos pessoais Jetson ONE decolando em formação sincronizada, cortando o ar como numa coreografia futurista. A demonstração dos Air Games, comandada pela equipe sueca…
💬 0 - App do Xbox agora agrega jogos de outras lojas

Com o seu PC portátil previsto para ser lançado no mês que vem, a Microsoft acaba de liberar uma atualização importante para o aplicativo do Xbox. Agora, ele passa a listar os jogos que foram obtidos a partir de outras lojas.
💬 0