
Cansou dos apps de namoro? Facebook ganha IA para te ajudar nisso
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 10:43
2 min de leituraNova ferramenta deve ajudar a encontrar perfis mais compatíveisResumo
• O Facebook Namoro passou a contar com recursos de IA que refinam a busca por parceiros e reduzem a fadiga do deslize.
• Entre as novidades estão o Meet Cute, que sugere um “par surpresa” semanal, e o Dating Assistant, que automatiza parte das interações.
• As novidades chegam primeiro aos EUA e Canadá, ainda não sem previsão de chegada a outras regiões, incluindo o Brasil.
A Meta anunciou nessa segunda-feira (22/09) a chegada de novos recursos baseados em inteligência artificial em seu serviço de relacionamentos, o Facebook Namoro. As ferramentas foram desenvolvidas para evitar a “fadiga do deslize” — um tipo de esgotamento gerado pela navegação contínua e muitas vezes frustrada por perfis em apps de relacionamento.
Segundo a empresa, as novidades chegam primeiro para usuários nos Estados Unidos e Canadá para atender a uma demanda entre o público mais jovem (entre 18 e 29 anos), e serão implementadas de forma gradual. Ainda não há informações de quando serão disponibilizadas em outras regiões, incluindo o Brasil.
Assistente de IA para refinar a busca
A ideia é facilitar a formação de conexões (matches) com o Dating Assistant, um novo assistente de bate-papo integrado à aba “Correspondências” do serviço, reduzindo a dependência do modelo de deslizar perfis para a direita ou esquerda.
A ferramenta utiliza IA generativa para oferecer ajuda personalizada aos usuários. Seu diferencial é a capacidade de processar comandos em linguagem natural, permitindo buscas que vão além dos filtros tradicionais como altura, idade ou nível de escolaridade.
Interface do novo assistente de IA do Facebook NamoroConforme detalhado pela Meta, um usuário pode, por exemplo, inserir um comando como “Encontre uma garota do Brooklyn na área de tecnologia”. A partir dessa instrução, a IA refina a busca e apresenta perfis que se alinham a critérios mais específicos e subjetivos. Além de otimizar a procura por parceiros, o assistente também pode sugerir ideias para encontros ou oferecer dicas para aprimorar o perfil do próprio usuário.
A segunda novidade é o Meet Cute, funcionalidade que mostra automaticamente ao usuário um “par surpresa” por semana. A seleção é feita com base em um algoritmo de correspondência personalizado, que analisa as informações e preferências de cada perfil.
Ao receber a sugestão, o usuário tem a opção de iniciar uma conversa com a pessoa indicada ou dispensar a combinação. A Meta descreve a ferramenta como “ideal para quem está cansado de deslizar e procura uma maneira nova e fácil de expandir seu grupo de candidatos a encontros”. Os usuários que não desejarem participar poderão desativar o recurso a qualquer momento nas configurações.
Contexto de reformulação
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- 1 em cada 3 apps Android expõe seus dados: por que isso acontece?
Um preocupante cenário de vulnerabilidade digital foi revelado pelo Relatório Global de Ameaças Mobile Zimperium, publicado na última quinta-feira (18). A pesquisa aponta que aproximadamente um em cada três aplicativos financeiros para Android expõe dados sensíveis, colocando milhões de usuários em risco constante de…
💬 0 - Microsoft Teams ganha assistentes de IA que vão participar de reuniões e canais
A Microsoft anunciou hoje um conjunto abrangente de Microsoft Teams AI agents que prometem revolucionar a maneira como as empresas conduzem reuniões e gerenciam canais colaborativos. Estes assistentes impulsionados por inteligência artificial estão sendo implementados para usuários do Microsoft 365 Copilot, expandindo…
💬 0 - Microsoft Paint ganha arquivos editáveis e recursos inspirados no Photoshop
O Microsoft Paint está recebendo uma atualização significativa que aproxima o clássico editor de imagens do Windows de softwares profissionais como o Photoshop. A Microsoft anunciou que o aplicativo agora suportará arquivos de projeto editáveis e controles de opacidade para ferramentas de desenho, recursos há muito so…
💬 0