
Caos sem fim: novo caso de queima do conector de energia numa RTX 5090; veja o relato
Publicado em 20 de outubro de 2025 às 13:53
2 min de leituraO problema de superaquecimento e derretimento dos conectores 12VHPWR/12V-2×6 continua preocupando proprietários de placas de vídeo topo de linha da NVIDIA na série RTX 50. Embora os casos não tenham se tornado massivos, novos relatos de conectores danificados aparecem regularmente – especialmente ao usar adaptadores de alimentação.
A mais recente vítima foi o proprietário de uma MSI RTX 5090 Gaming Trio OC, que compartilhou sua experiência no Reddit. A placa de vídeo desligou inesperadamente em modo ocioso – apesar de o usuário ter completado uma sessão de jogo de 10 horas em Battlefield 6 na véspera sem qualquer problema.
Detalhes do incidente
Durante a inspeção da placa danificada, descobriu-se que toda a fileira superior de contatos do conector 12V-2×6 havia derretido. A placa de vídeo funcionou por apenas 7 meses e estava conectada através do adaptador original MSI com conector amarelo a uma fonte de alimentação EVGA Supernova G+ de 1000W.
Ponto importante: o computador era usado com o gabinete aberto, o que descarta a hipótese de dano por dobra do cabo – uma das causas mais comuns desses incidentes.
Padrão de problemas com adaptadores MSI
Este é o terceiro caso documentado de falha da RTX 5090 da MSI através do conector de alimentação. O traço comum de todos os incidentes é o uso do adaptador proprietário, que permite conectar o padrão moderno 12V-2×6 aos conectores tradicionais de 8 pinos da PSU.
Com conexão direta a fontes de alimentação padrão ATX 3.1 com conector nativo 12V-2×6, problemas semelhantes ainda não foram registrados.
MSI responde às reclamações
Notícia positiva para os afetados – o fabricante está substituindo rapidamente as placas de vídeo danificadas sem complicações. O usuário já enviou solicitação de troca por garantia através do suporte oficial.
Especialistas recomendam que proprietários de RTX 5090 da MSI utilizem, quando possível, cabos diretos de fontes de alimentação ATX 3.1 em vez de adaptadores – isso reduz o risco de superaquecimento dos contatos e prolonga a vida útil do equipamento.
Usuário relata dois casos de derretimento de conector em placa MSI GeForce RTX 5090
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- Novo Ayaneo Pocket S Mini é pequeno, mas pode emular até o PS2 com facilidade

A Ayaneo lançou nesta semana ainda mais um dispositivo portátil para sua linha Pocket. O Pocket S Mini, como sugere o nome, foca na portabilidade, mas ainda oferece experiência Android high-end, vindo equipado com um Snapdragon G3x Gen 2.
💬 0 - O fim do ‘tudo grátis’: Meta anuncia que lançará assinaturas premium para Instagram, Facebook e WhatsApp

A Meta decidiu abrir uma nova torneira de receitas. A empresa confirmou que vai lançar, nos próximos meses, assinaturas “Premium” para seus três principais aplicativos: Instagram, Facebook e WhatsApp.
💬 0 - Fim do bloqueio? Amazon libera leitura de livros Kindle no Kobo e rivais (mas tem uma pegadinha)

A Amazon derrubou silenciosamente uma das barreiras mais antigas do mercado de livros digitais. Desde o dia 20 de janeiro, a empresa implementou uma mudança histórica em seu ecossistema: agora é possível baixar livros comprados na loja Kindle em formatos universais (como EPUB ou PDF) para ler legalmente em dispositivo…
💬 0