
ChatGPT libera função Projetos de graça
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 14:51
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
ChatGPT, da OpenAI, agora possui espaços de trabalho dedicados
• OpenAI liberou para todos os usuários do ChatGPT a função Projetos, que cria workspaces com memória isolada.
• Ideal para tarefas repetitivas, o recurso conta com memória e arquivos próprios, evitando a mistura de contextos.
• O ChatGPT também ganhou a ferramenta Branch, que permite criar um novo chat a partir de uma mensagem específica.
A OpenAI liberou a função Projetos do ChatGPT para todos os usuários, incluindo os que utilizam o plano gratuito. O recurso, até então exclusivo para assinantes, permite a criação de espaços de trabalho dedicados dentro do chatbot.
A mudança, que resolve o problema da mistura de contextos para quem usa a ferramenta em tarefas complexas, chega em conjunto com outras melhorias de usabilidade. Na última semana, a empresa também introduziu a função Branch, que permite derivar um novo chat a partir de uma mensagem específica.
As novidades devem aprimorar o fluxo de trabalho de profissionais que dependem da IA para atividades como pesquisa, planejamento e desenvolvimento.
Como os projetos funcionam?
Quem usa o ChatGPT para diferentes tarefas ao longo do dia já deve ter percebido que o chatbot pode confundir os assuntos. Por padrão, a IA tenta usar o histórico das conversas para se guiar, o que pode fazer com que o tom de uma resposta sobre programação, por exemplo, afete um chat sobre receitas culinárias.
Para corrigir esse problema surgiu o espaço de projetos, que promete eliminar a contaminação de contexto e diminuir as alucinações. Desde a última terça-feira (02/09), a funcionalidade já aparece na barra lateral para usuários do plano gratuito. Ao clicar, é possível criar um projeto do zero ou escolher entre os pré-configurados, que vão desde investimentos a viagens.
Conversas dentro de um projeto têm chats com instruções personalizadas e não se misturam (imagem: Felipe Faustino/Tecnoblog)
Segundo a OpenAI, cada um desses espaços possui memória e arquivos próprios. Ou seja, um desenvolvedor pode abrir um projeto com conversas dedicadas para trabalhos diferentes, como para um aplicativo em Python e outro para um site em JavaScript. Dentro de cada um, ele pode subir a documentação específica, definir instruções e não se preocupar com eventuais misturas de contextos.
Da mesma forma, uma equipe de marketing pode ter um projeto para cada cliente, garantindo que o tom de voz e as informações de um não vazem para o outro. A empresa afirma que a ferramenta é “ideal para trabalhos repetitivos e evolutivos”, pois centraliza os recursos e mantém o foco da IA. Sendo assim, chats diferentes relacionados a um mesmo trabalho não se perderão em meio a conversas de assuntos gerais.
ChatGPT expande recursos de produtividade
Leia também
- ChatGPT Atlas levanta alertas sobre segurança em navegadores com IA

ChatGPT Atlas é o novo navegador da OpenAIResumo
💬 0 - Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - YouTube ganha função para te ajudar a sair do Shorts

YouTube Shorts ganha aviso para usuário parar de assistirResumo
💬 0