Pular para o conteúdo
ChatGPT perde fôlego no app e crescimento de usuários desacelera
Computação
chatgpt
perde
fôlego
app
crescimento
usuários

ChatGPT perde fôlego no app e crescimento de usuários desacelera

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 15:54

2 min de leitura

Projeção indica queda de 8,1% nos novos downloads em outubro • A Apptopia, especializada em análise de apps, registrou queda de 8,1% nos downloads do ChatGPT em outubro.

• Desde julho, o tempo médio de uso caiu 22,5%, e a frequência diária nos EUA também recuou para 20,7%.

• Segundo a empresa de análises, a desaceleração pode indicar o fim do “efeito novidade” e a concorrência mais acirrada de serviços rivais.

O crescimento do aplicativo móvel do ChatGPT pode ter atingido seu pico. Uma nova análise de dados indica que a chegada de novos usuários está em desaceleração desde abril, e o número de usuários ativos diários se estabilizou nos últimos meses.

De acordo com a empresa de inteligência de aplicativos Apptopia, a projeção indica uma queda de 8,1% nos novos downloads globais em outubro em relação a setembro. Naquele mês, aliás, a queda já havia sido de 17,05% em comparação com agosto. Agora, a OpenAI enfrenta o desafio de reter e engajar sua base de usuários.

Projeção de downloads do ChatGPT em outubro indica quedaÉ importante notar que isso se refere à taxa de crescimento de downloads, e não ao número absoluto. O aplicativo ainda registra milhões de novas instalações, mas o ritmo diminuiu. O grande pico de crescimento ocorreu em abril deste ano, com um aumento de 65,39% nos downloads.

Na época de maior crescimento, a OpenAI lançou os modelos o3 e o4-Mini e aumentava o uso da ferramenta em trends nas redes sociais após atualização no modelo de geração de imagens que ocorreu no fim de março.

Queda no tempo de uso

Segundo a análise, também houve uma queda no engajamento, especialmente nos Estados Unidos, principal mercado do aplicativo. Desde julho, o tempo médio gasto por usuário ativo caiu 22,5%. No mesmo período, a média de vezes que cada usuário abre o aplicativo por dia também recuou 20,7%.

A queda conjunta dos dois indicadores sugere que não se trata de um aumento na eficiência — os usuários não estão apenas recebendo respostas mais rápidas, mas realmente usando menos o aplicativo.

Tempo de uso diário também caiu entre julho e outubroPor que isso está acontecendo?

Fonte: Tecnoblog

Leia também