
Como escolher uma placa-mãe: encontre uma compatível com seu hardware
Publicado em 16 de setembro de 2025 às 11:30
2 min de leituraVocê deve analisar capacidades e questões de compatibilidade ao escolher uma placa-mãe (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)
A placa-mãe ou motherboard é um dos principais componentes de um computador, com a função de conectar e permitir a comunicação de diversos hardwares, a exemplo de processador, placa de vídeo, memória RAM, armazenamento, entre outros componentes.
Ao escolher uma placa-mãe, é importante verificar questões de compatibilidade para certificar-se de que ela tem suporte aos seus componentes. Como exemplo, a motherboard precisa ser compatível com sua CPU e com seus pentes de memória RAM.
Outros pontos de análise para ajudar na escolha envolvem o tamanho da motherboard, construção dos módulos de energia, e recursos adicionais de conectividade e proteção do sistema.
A seguir, confira sete dicas para escolher a placa-mãe certa para seu sistema.
Índice
• 1. Placa-mãe precisa ser compatível com a CPU • 2. Chipset da placa-mãe também é importante • 3. Analise o VRM da motherboard • 4. Confira as especificações de memória RAM • 5. Veja se a placa-mãe precisa de atualização da BIOS • 6. Fique de olho no tamanho da placa-mãe • 7. Verifique recursos extras da placa-mãe • Quais são as principais marcas de placa-mãe do mercado? • A placa-mãe deve ser escolhida antes ou depois do processador?
- Placa-mãe precisa ser compatível com a CPU
Para escolher a placa-mãe certa para seu setup é importante considerar uma motherboard compatível com o processador (CPU). Essa verificação envolve a análise do soquete da placa-mãe, que é basicamente o slot físico para encaixe da CPU.
O primeiro ponto é que existem soquetes diferentes para marcas de processador distintas: existem placas-mãe com soquete para processador Intel, e placas-mãe com soquete para processador AMD. E não há como encaixar uma CPU AMD em uma motherboard com soquete Intel, e vice-versa.
Além disso, há variações de soquete de acordo com a geração ou modelo do processador. A Intel trabalha com soquetes LGA (como LGA 1151, 1200 e 1700), enquanto a AMD opera com soquetes AM (a exemplo de AM3, AM4 e AM5).
Como exemplo, um processador Intel Core i5-9400F precisaria de uma placa-mãe compatível com CPUs Intel e com suporte ao soquete LGA 1151.
Placa-mãe precisa ter o soquete compatível com o processador (Imagem: JESHOOTS.COM/Unsplash)
Uma sugestão consiste em entrar na página oficial do seu modelo de processador e verificar a especificação do soquete. A partir disso, a escolha da placa-mãe deverá considerar modelos compatíveis com esse soquete de CPU.
- Chipset da placa-mãe também é importante
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Spotify dá finalmente aos utilizadores uma funcionalidade desejada há muito tempo
O Spotify anunciou três novas funcionalidades destinadas aos utilizadores com planos grátis, nomeadamente a ‘Pick & Play’, ‘Search & Play’ e ‘Share & Play’, que serão disponibilizadas em todos os mercados onde o serviço está presente.
💬 0 - Albânia nomeia robô de IA como ministra
Inteligência artificial será responsável por gerenciar licitações públicas (imagem: reprodução/YouTube)
💬 0 - Gigabyte lança placas-mãe com IA que prometem até 25% mais desempenho em jogos
A Gigabyte anunciou oficialmente o lançamento de três novas placas-mãe com tecnologia de inteligência artificial. Os novos modelos prometem aumentar em até 25% o desempenho em jogos com processadores AMD Ryzen, graças à sua tecnologia X3D Turbo Mode 2.0 que otimiza automaticamente as configurações do sistema.
💬 0