
Corsair finalmente libera atualização de BIOS 0x12F para sistemas Z790 Vengeance i8200
Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 11:51
2 min de leituraA CORSAIR finalmente lançou uma nova BIOS para o Vengeance i8200, uma atualização que os usuários pediam já faz um tempo. O novo arquivo é a BIOS 9059 e inclui o microcódigo Intel 0x12F, o mesmo nível de microcódigo que os proprietários esperavam há meses.
O que é difícil ignorar é que provavelmente este ainda seria um problema se a Matt’s Computer Services não tivesse chamado a atenção para o assunto. O canal documentou um padrão de falha recorrente no mesmo i8200, com vários chips Core i9-14900K apresentando defeito em menos de um ano.
Eles também mostraram como o sistema começou a se comportar como um caso clássico de instabilidade do Raptor Lake: travamentos de jogos, falhas no pré-carregamento de shaders e até mesmo a instalação de drivers falhando com erros de CRC. Erros que desapareceram quando o processador foi trocado.
Notícias Relacionadas:
• Vazamento revela detalhes do Intel Core Ultra 5 335 e 325, os Panther Lake de entrada
• Steam Deck com tela LCD não vai mais ser vendido pela Valve
• Preço acessível: MSI lança desktop Infinite E1 com CPU Core i5-13400EF
Além do Hardware
Créditos: Corsair.
Não se tratava de um problema misterioso de hardware. A CORSAIR está usando uma placa-mãe oficial da ASUS, a PRIME Z790-P WiFi, mas com uma BIOS OEM da CORSAIR instalada. Parece que o firmware OEM foi o principal motivo do travamento do sistema.
As placas-mãe ASUS vendidas no varejo receberam um microcódigo mais recente por meio de atualizações normais da BIOS há muito tempo. Enquanto isso, a BIOS OEM do i8200 estava desatualizada e também impedia a instalação do firmware padrão da ASUS.
A placa-mãe é original, mas o caminho do firmware não é o mesmo de uma versão completa vendida no varejo. Por isso, os proprietários ficaram sem opção além de esperar a CORSAIR empacotar e publicar a atualização.
De quem foi a culpa?
É difícil entender a demora e a resposta depende de como a CORSAIR e a ASUS dividem as responsabilidades. Se a CORSAIR é responsável pela validação e lançamento, então a CORSAIR bloqueou a atualização.
Porém, se a ASUS precisa fornecer uma imagem OEM assinada ou uma versão bloqueada, então a ASUS pode ter sido a responsável. De qualquer forma, o resultado final pareceu ruim porque a correção já existia no canal de varejo e os proprietários do i8200 foram impedidos de recebê-la.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Riot exige update de BIOS para jogar Valorant depois de descobrir bug que permite trapaças

A Riot descobriu e divulgou uma vulnerabilidade em placas-mãe de diversas marcas que pode ser explorada por trapaceiros avançados para burlar o anti-cheat de Valorant. Por isso, a empresa agora exige que seus jogadores atualizem os BIOS de suas placas para poderem jogar.
💬 0 - China cria substituta para BIOS do computador

Consórcio de empresas chinesas desenvolveu novo firmware para computadoresResumo
💬 0 - NFC ganha atualização que quadruplica o alcance dos dispositivos

NFC vai permitir pagamentos sem contato com distâncias maioresResumo
💬 0