
Criador de Dead Space diz que Elon Musk mente ao prometer jogo feito por IA
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 09:32
2 min de leituraEmbora seja um entusiasta da inteligência artificial (IA) e acredite que a tecnologia vai ajudar a desenvolver games, Glen Schoffield, um dos criadores de Dead Space, não se deixa empolgar por promessas grandiosas. Em uma participação na Gamescom Asia x Thailand Games Show, ele afirmou que Elon Musk mente ao afirmar que sua xAI vai conseguir criar sozinha um game completo até o final de 2026.
Durante o evento, Schoffield explicou que usa ferramentas como o Midjourney para criar imagens conceituais, bem como outras plataformas que o ajudam a testar ideias. Segundo ele, é “inevitável” que o mercado de games vai adotar a tecnologia, que comparou ao surgimento do PC, da internet e dos telefones celulares.
Foto: Reprodução/PC Gamer/Future Media
Ao mesmo tempo que está empolgado com o futuro da IA, o criador de Dead Space não se deixa empolgar por algumas de suas promessas mais grandiosas. Questionado pela PC Gamer, ele afirmou que , ao menos no momento atual, não há qualquer possibilidade de que a tecnologia consiga fazer sozinha um game Triplo A inteiro em somente um ano.
“Um ano? Em um ano eles vão conseguir fazer um game? Não, ele está falando besteira”, disse ele, em referência às promessas de Musk. Segundo Schoffield, as ferramentas disponíveis ainda são limitadas em escopo, especialmente pelo fato de elas terem sido criadas sem o auxílio de quem tem experiência no desenvolvimento de games.
Criador de Dead Space não acredita que Musk vai conseguir entregar um jogo bom
Para o criador de Dead Space, uma das coisas que desenvolvedores de games mais odeiam é quando alguém que não tem experiência na área cria ferramentas para ela. “E então nós a obtemos e ela é toda ferrada porque eles não sabem como fazer games. Isso precisa acontecer antes. Eu conheço algumas companhias que estão fazendo isso, mas é algo que precisa acontecer antes”.
The XAI game studio will release a great AI-generated game before the end of next year https://t.co/F14rJXNzk9
— Elon Musk (@elonmusk) October 6, 2025
Schoffield também adicionou que, mesmo que Musk e a xAI cumpram sua promessa, provavelmente o resultado final não vai ser muito bom. “Fazer um game em um ano? Veja bem, alguém vai fazer isso, certo. Mas eu não acredito que vai ser bom. É nisso que eu acredito. Eu realmente quero poder dizer isso diretamente a ele”.
Durante a entrevista, o desenvolvedor também afirmou que ferramentas de inteligência artificial ainda encontram dificuldade em transformar artes conceituais em elementos 3D. Segundo ele, questões como animações e movimentos de personagens ainda exigem o trabalho dedicado de um profissional humano.
Foto: Divulgação/Electronic Arts
Ao mesmo tempo, o criador de Dead Space diz que usar o Midjourney para criar várias imagens conceituais, e não vê problemas éticos nisso. Para ele, não há qualquer espécie de “roubo” em usar plataformas treinadas com o trabalho não remunerado de outras pessoas, já que artistas “copiam as artes de outros” durante seus processos de aprendizagem.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Final Fantasy 7 Remake: diretor diz que se arrependeu de UMA coisa

Durante a Brasil Game Show 2025, o Flow Games teve a oportunidade de conversar com Naoki Hamaguchi, diretor da trilogia Final Fantasy 7 Remake. E, durante o bate-papo, perguntamos se Hamaguchi faria algo de diferente nos seus jogos depois da estreia. E, surpreendentemente, há uma única coisa. Venha ver!
💬 0 - Chefe de Assassin’s Creed diz que não deixou a Ubisoft por vontade própria

Na última terça-feira (14), a Ubisoft anunciou que, após passar os três últimos anos comandando a série Assassin’s Creed, Marc-Alexis Coté havia decidido deixar a empresa. No entanto, o desenvolvedor veio a público para afirmar que a história não é bem essa e, na prática, ele foi forçado a se afastar de sua posição.
💬 0 - Criador de Dead or Alive, Tomonobu Itagaki falece aos 58 anos

Conhecido como o criador de Dead or Alive e como o responsável pelo reboot de Ninja Gaiden que deu nova vida à série no Xbox, Tomonobu Itakagi faleceu aos 58 anos. A informação foi confirmada através de uma mensagem póstuma que o desenvolvedor compartilhou na página que mantinha no Facebook.
💬 0