
Criador de The Witcher aponta grande erro dos jogos
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 13:19
2 min de leituraEmbora a série The Witcher já exista desde os anos 80 nos livros de Adrzej Sapkowski, foram os jogos que realmente popularizaram a franquia e despertaram interesse do público, ganhando adaptações em séries e até animações. Entretanto, o autor considera que há um erro grande nessas adaptações, especialmente nos jogos. Confira!
Imagem: CD Projekt Red
Autor de The Witcher detesta a ideia de “escolas de bruxos”
Recentemente, Adrzej Sapkowski realizou um “AMA” (ask me anything ou “me pergunte qualquer coisa”) no Reddit e os fãs aproveitaram a chance para conhecer mais sobre a franquia The Witcher, planos futuros e até o que ele acha das adaptações de sua obra.
E, segundo Sapkowski, há um elemento que ele acredita que os jogos da série erraram: as escolas de bruxos. Nos games, Geralt pertence à escola do lobo, mas é possível buscar maestria em outras escolas, como a do urso, do gato, da víbora, lince, grifo e mais.
Porém, para Adrzej Sapkowski, esse conceito não faz sentido e não deveria existir. Em resposta a um dos usuários, o autor dos livros de The Witcher disse o seguinte:
“A questão das “escolas de bruxo” exige (peço desculpas) uma explicação mais longa. Uma única frase sobre uma tal “escola do Lobo” misteriosamente encontrou seu caminho até [o livro] O Último Desejo. Mais tarde, considerei essa ideia indigna de ser desenvolvida e narrativamente incorreta, até prejudicial à trama.
Por isso, nunca mais incluí ou mencionei nenhum tipo de Grifinória ou Sonserina de bruxos depois disso. Nunca. No entanto, essa única frase foi suficiente. As adaptações, especialmente o pessoal dos videogames, se apegaram à ideia com uma tenacidade notável e multiplicaram maravilhosamente essas ‘escolas de bruxo’. Totalmente desnecessário.
Ainda não tenho certeza do que fazer com essa situação. Talvez, seguindo o caminho de menor resistência, eu apague a frase sobre a “escola” das próximas edições de O Último Desejo. Ou talvez eu queira expandir e esclarecer a questão de alguma forma nos livros subsequentes? Quem sabe eu lance alguma luz sobre a questão dos medalhões de bruxo, seu significado e sua conexão com indivíduos específicos? Existem muitas possibilidades – o céu é o limite.”
Como você pode ver, Adrzej Sapkowski realmente não gosta do conceito das escolas de bruxos expandida dos jogos de The Witcher. No Reddit, o autor continuou e disse que a única obra original é o livro – e todo o resto são adaptações que existem fora desse universo.
O autor foi além e comentou que a “superioridade da palavra sempre vai prevalecer sobre as adaptações em imagens”, além de que “nunca haverá um ponto de convergência entre os livros e as adaptações”, citando que elas existem em mundos separados da narrativa.
No passado, Adrzej Sapkowski já demonstrou descontentamento com a CD Projekt Red por conta da negociação dos direitos de adaptação de The Witcher, algo que a desenvolvedora corrigiu há alguns anos – mas parece que o atrito ainda existe.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Com novo Geralt, The Witcher Temporada 4 ganha trailer

Aqueles corajosos que ainda não desistiram da série The Witcher da Netflix mesmo depois da saída de seu ator principal provavelmente vão gostar de saber que a produtora anunciou a data de estreia da quarta temporada do programa.
💬 0 - “Completamente desnecessário”, comenta autor de The Witcher sobre foco dos jogos em várias escolas de bruxos

Andrzej Sapkowski, criador da saga The Witcher, revelou que um dos elementos mais populares da franquia de jogos é, na verdade, fruto de um erro. Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, o autor polonês explicou que as famosas escolas de bruxos, como a Escola do Lobo de Geralt, surgiram de uma única fras…
💬 0 - Andrzej Sapkowski, criador de The Witcher, recebe Medalha de Ouro do governo pela sua contribuição na arte

Andrzej Sapkowski, criador da aclamada saga literária The Witcher, foi condecorado com a Medalha de Ouro Gloria Artis, a mais alta honraria cultural concedida pelo governo da Polônia. O escritor recebeu a premiação das mãos da ministra da cultura polonesa, Marta Cienkowska, em reconhecimento à sua contribuição extraor…
💬 0