Pular para o conteúdo
Cygames estabelece estúdio focado no desenvolvimento com IA
Games
cygames
estabelece
estúdio
focado
desenvolvimento
com

Cygames estabelece estúdio focado no desenvolvimento com IA

Publicado em 11 de janeiro de 2026 às 14:38

2 min de leitura

A Cygames, conhecida por Granblue Fantasy e pelo sucesso das redes sociais Umamusume, anunciou a criação de um novo estúdio inteiramente dedicado à criação de soluções de IA para o desenvolvimento de jogos.

O Cygames AI Studio tem sede em Tóquio e será voltado para a criação de ferramentas de IA para a produção de games, não apenas do próprio estúdio, mas também de clientes interessados em criar parcerias.

“A Cygames sempre se esforçou para ser a melhor em entretenimento, nunca abrindo mão de se esforçar para tornar visões realidade”, diz a descrição da nova divisão, em seu site oficial, “Nesse mesmo espírito, o Cygames AI Studio foi criado para oferecer acesso seguro e eficiente para tecnologia de IA, apoiando criadores em seus esforços e introduzindo novas experiências em jogos para o mundo.”

A empresa contrata novos desenvolvedores para estabelecer seu novo estúdio no Japão, o que indica que a maior parte de seus funcionários atuais não foi transferida para a divisão. “Nós queremos mostrar à indústria o que mentes criativas podem fazer quando armadas com o poder da IA”, complementa a descrição no site.

Anúncio da Cygames não foi bem recebido pelos fãs

A empresa divulgou seu novo estúdio nas redes sociais, onde a maior parte dos comentários é negativa. Um paredão de comentários – não só em inglês, mas também em japonês – criticam a empresa e ameaçam desinstalar Umamusume, principalmente.

As críticas ao uso de IA generativa no meio dos games têm ficado mais recorrentes e ferozes, ao ponto em que CEOs que lucram com a tecnologia começam a tentar colocar panos quentes na situação.

• Publicadora de Blue Prince reforça que jogo não usa nada de IA generativa

• Clair Obscur: Expedition 33 é desqualificado e perde GOTY do Indie Game Awards por uso de IA generativa

• Indo além das memórias, alta dos preços deve chegar a fontes e coolers também

Enquanto a ética do uso da tecnologia ainda é foco de debate nos games, seu impacto no preço de componentes de hardware já começou a ser sentido no final do ano passado, e deve piorar ao longo de 2026.

Fonte: Adrenaline

Leia também