
De novo?! Secretário de saúde dos EUA culpa jogos por violência
Publicado em 11 de setembro de 2025 às 14:01
2 min de leituraOs Estados Unidos estão vivendo uma semana bastante complicada no que diz respeito a violência. O mundo se chocou com a morte da imigrante ucraniana Iryna Zarutska, esfaqueada até a morte no metrô de Charlotte. Um dia depois, o ativista político, autor e influenciador Charlie Kirk recebeu um tiro fatal no pescoço enquanto palestrava na universidade de Utah Valley.
Tudo isso aconteceu na semana em que Robert F Kennedy Jr, o secretário da HHS (serviços humanos e de saúde dos EUA) se pronunciou publicamente sobre uma possível culpabilização dos videogames no que diz respeito aos tiroteios tão frequentes no país. Entenda a seguir.
Robert F Kennedy Jr. antagoniza os videogames
Na última terça-feira (9), a comissão MAHA (Make America Healthy Again) publicou um longo relatório estratégico com 120 iniciativas que eles alegam serem capazes de melhorar a vida das crianças.
A rede PBS perguntou diretamente ao Robert F Kennedy Jr sobre a relação entre armas de fogo e a saúde mental dos mais jovens, ao que ele respondeu considerar “uma questão complexa”, relembrando que nos anos 1990 houve um “aumento de casos de gente entrando em escolas, igrejas e cinemas para atirar em estranhos.”
Depois de reconhecer que o país sofre com “tiroteios em massa a cada 23 horas”, Robert citou os videogames, mídias sociais e dependência de drogas como possíveis razões que levam a isso.
Imaginamos que os leitores do Flow Games já saibam muito bem, a essa altura, que a maioria dos estudos não apontam qualquer relação entre videogames e violência, e que políticos de todos os lados oportunamente tentam usar os jogos de bode expiatório. Aqui mesmo no Brasil o Lula já fez isso também:
Entre os argumentos mais populares para rebater essa crença estapafúrdia, podemos lembrar que os maiores horrores de violência da humanidade (a Primeira e Segunda Guerra Mundial) aconteceram muito antes da criação dos jogos. Além disso, se você não vira jogador de futebol só por jogar EA Sports FC, também não vai sair atirando por aí depois de jogar, certo?
Conte para a gente nos comentários a seguir o que você achou da posição do Robert F Kennedy Jr.
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Fonte: Flow Games
Leia também
- Senadores dos EUA consideram venda da Electronic Arts risco à segurança nacional

Anunciada pela Electronic Arts no final de setembro, sua venda para um grupo de investidores liderado pelo Fundo Soberano da Arábia Saudita (PIF) deve enfrentar resistência nos Estados Unidos. Alguns senadores eleitos do país afirmam que a transação representa um grande risco à sua segurança nacional.
💬 0 - Senadores dos EUA expressam preocupação com a compra da EA e influência estrangeira

Os senadores democratas Richard Blumenthal e Elizabeth Warren alertaram formalmente sobre os riscos de segurança nacional envolvidos na compra de US$ 55 bilhões da EA, manifestando séria preocupação com a participação da Arábia Saudita na aquisição. As autoridades enviaram cartas oficiais na última terça-feira questio…
💬 0 - 63% dos jogadores dos EUA compram apenas um jogo por ano

A indústria de videogames enfrenta um paradoxo silencioso. Enquanto milhares de títulos são lançados anualmente, uma parcela mínima de consumidores sustenta financeiramente todo o mercado. Dados recentes da Circana revelam que nos Estados Unidos, apenas uma elite de jogadores mantém o motor econômico girando — e isso…
💬 0