
Demanda por chips da TSMC é tão grande que empresas estariam dispostas a pagar o dobro
Publicado em 13 de janeiro de 2026 às 11:11
2 min de leituraNão é novidade que a TSMC é a empresa mais cotada do mundo quando o assunto é fabricação de chips avançados, mas agora analistas da J.P. Morgan indicam que as Big Techs estão dispostas a despejar muito dinheiro sobre a fabricante para terem suas encomendas atendidas mais rápido.
A informação vem das estimativas de ganhos para a TSMC nesses meses e ao longo do ano. Com números bem otimistas como um crescimento de renda de 31% em 2026 e margem de lucro passando dos 60%, a J.P. Morgan explica que muito disso vem dos valores elevados que algumas companhias estão pagando para acelerar seus pedidos.
“Nós estimamos uma margem bruta para o 4Q25 em 62%, sobre o consenso (~61%). Nós também esperamos que a TSMC leve sua margem bruta no 1Q26 para entre 61% e 63%, o que está abaixo de nossa estimativa de 63,1%, mas acima do consenso (~60%) e poderia ser uma surpresa postivia para o mercado”, disse a empresa de análises (via @jukan05).
Falando especificamente das empresas pagando mais pelas encomendas, a J.P. Morgan diz: “o pano de fundo é que 10% das encomendas totais estão sendo processadas de maneira acelerada com preços elevados substancialmente (metade em ~50% a mais por ‘hot runs’ e a outra metade por ~100% a mais por ‘super hot runs’).”
Obviamente, essa necessidade de acelerar a produção de componentes é motivada pelo hype com IA, por parte de empresas que querem garantir seus aceleradores enquanto o investimento na área não para de crescer.
Ganhos da TSMC podem levar a questionamentos no mercado
A J.P. Morgan levanta uma consideração interessante a respeito dos valores que algumas clientes da TSMC estão dispostas a pagar para acelerar suas encomendas. Enquanto o mercado no geração projeta margens abaixo dos 60% para os próximos trimestres, analistas esperam que a TSMC consiga 62,7%, 61,2% e 60,8%, respectivamente, em cada período de três meses.
• TSMC começa oficialmente a produção em massa de chips em 2nm
• AMD pode recorrer à Samsung para fabricação em 2nm, como nas CPUs Epyc Venice
• CEO da NVIDIA pede fim de narrativas pessimistas sobre futuro da IA
Esses números elevados, acima da média do mercado, “pode levar participantes do mercado a questionarem a sustentabilidade desse modelo de precificação”, declara a empresa de finanças.
Com preocupações crescentes de que todo o hype por IA está criando uma perigosa bolha no mercado, 2026 pode ser um ano determinante para o futuro dos investimentos na tecnologia.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Cheque número 1 da Apple assinado por Jobs e Wozniak vai à leilão

Resumo rápido!
💬 0 - Ferramenta revela por que GPUs AMD têm mais poder e controle no Linux do que no Windows

Mais uma notícia empolgante para os entusiastas do pinguim: ferramenta revela por que GPUs AMD têm mais poder e controle no Linux do que no Windows!
💬 0 - TSMC tem capacidade de produção de chips de 2 nm esgotada até 2026

A TSMC, maior fabricante de semicondutores do mundo, já esgotou toda a sua capacidade de produção de chips de 2 nanômetros até o final de 2026. Segundo o jornal United Daily News, a companhia precisará acelerar a construção de novas fábricas para atender à demanda recorde, impulsionada por gigantes como Apple, Qualcom…
💬 0