Pular para o conteúdo
Desmonte do novo modelo de PS5 Pro confirma melhor eficiência energética
Games
desmonte
novo
modelo
ps5
pro
confirma

Desmonte do novo modelo de PS5 Pro confirma melhor eficiência energética

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 15:25

2 min de leitura

Uma análise conduzida pelo YouTuber Austin Evans confirmou que o novo modelo CFI-7121 do PlayStation 5 Pro, agora disponível em toda a Europa, traz algumas melhorias em relação ao modelo original.

A diferença mais significativa é na eficiência energética. Nos testes realizados com Astro’s Playroom e Gran Turismo 7, o modelo CFI-7121 demonstrou ser de 2% a 3% mais eficiente em termos de energia. E isso mesmo executando replays no Gran Turismo 7, que exigem mais do sistema, com suporte total a ray tracing.

Graças à melhor eficiência energética, o novo sistema também opera em temperaturas ligeiramente mais baixas do que o modelo de lançamento de 2024.

O modelo CFI-7121 também é mais silencioso. Nos testes, a nova unidade demonstrou ser 20% mais silenciosa do que o modelo de lançamento, representando uma diferença de 2 decibéis. O perfil sonoro ligeiramente mais grave da nova ventoinha reforça ainda mais essa redução.

Notícias Relacionadas:

• Jogos lançamentos de 20 a 24 de outubro – veja lista!

• Veja comparativo oficial de Final Fantasy VII Remake no PC, PS5, Xbox Series X e Switch 2

• 007 First Light terá legendas em português após reclamação dos brasileiros

Créditos: Austin Evans.

As diferenças entre os dois modelos são mínimas. Mudanças como uma ventoinha ligeiramente diferente de outro fabricante, uma grade de plástico no lugar de uma grade de metal, um dissipador de calor traseiro mais leve, a remoção de alguns VMMs da placa-mãe e uma fonte de alimentação mais leve e possivelmente mais eficiente.

O resultado é que o novo console também é mais leve, são 3.016 gramas contra 3.105 gramas do modelo de lançamento.

Créditos: Austin Evans

Créditos: Austin Evans

No caso do controle DualSense, as mudanças são ainda menores. Além de algumas pequenas mudanças internas e peças produzidas por um fabricante diferente das usadas no controle de lançamento, o novo DualSense teve apenas a remoção do microfone traseiro.

Fonte: Adrenaline

Leia também