
Diretor de Final Fantasy 7 Rebirth elogia Xbox Series S
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 16:26
2 min de leituraHá tempos ouvimos um discurso similar: o Xbox Series S é um console mais fraco que demanda muito tempo e esforço dos desenvolvedores para otimizar seus jogos, como já vimos em Alan Wake 2, Black Myth Wukong, Battlefield 6 e mais. Entretanto, esse não parece ser o caso com Final Fantasy 7 Rebirth.
Recentemente, o diretor Naoki Hamaguchi conversou com o site Windows Central e comentou sobre a otimização para o console menos poderoso da Microsoft, que ele considera “muito competente em especificações”. Venha ver!
Imagem: Square Enix
Xbox Series S é competente, diz diretor de Final Fantasy 7
Uma das novidades reveladas pela Square Enix recentemente é que Final Fantasy 7 Rebirth também chegará ao Xbox e Nintendo Switch 2 (Final Fantasy 7 Remake Intergrade já está confirmado para janeiro de 2026). Mas fica a pergunta: os hardwares mais fracos comportam o game?
Imagem: Microsoft
De acordo com Naoki Hamaguchi, as especificações do Xbox Series S são boas, mas há um porém: sua quantidade de memória disponível, algo que já vimos em outros casos, como Baldur’s Gate 3 para a tela dividida, Black Myth Wukong, Battlefield 6 e outros. Confira o que o diretor disse abaixo:
“Em termos de especificações de hardware, eu diria que o Xbox Series S é, na verdade, bastante competente nesse aspecto. Não enfrentamos muitos desafios relacionados ao processamento, mas muitos dos desafios estavam mais ligados à memória. A otimização foi algo que tivemos fortemente em mente enquanto trabalhávamos na versão para PC também.
Para Final Fantasy 7 Remake, adotamos algumas das filosofias encontradas no Nanite da Unreal Engine 5 e criamos nossa própria solução para a Unreal Engine 4. Conseguimos entregar gráficos estáveis ali e também obtivemos a verificação para o Steam Deck. Estamos bastante orgulhosos do que conseguimos alcançar, mesmo em sistemas com especificações mais modestas.”
Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games
Portanto, parece que o Xbox Series S deve se dar bem com o vindouro Final Fantasy 7 Remake e Rebirth: agora resta saber como será a parte 3 da trilogia.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Final Fantasy VII Remake Parte 3 já tem nome e confirma uso da Unreal Engine 4

A parte 3 para Final Fantasy VII Remake vai manter a Unreal Engine 4 em seu desenvolvimento, confirmou Naoki Hamaguchi, diretor dos games. Em entrevista recente ao GameSpot, o desenvolvedor também informou que o subtítulo para o terceiro game já foi escolhido, mas não revela ainda qual é.
💬 0 - Diretor de Final Fantasy VII Rebirth defende excesso de minigames e diz que decisão foi “calculada”

O diretor de Final Fantasy VII Rebirth, Naoki Hamaguchi, se pronunciou sobre uma das principais críticas ao RPG da Square Enix: a abundância de minigames que, segundo muitos jogadores, prejudica o ritmo da experiência. Em entrevista ao portal GamerBraves, Hamaguchi explicou que a decisão foi intencional e faz parte da…
💬 0 - Nobuo Uematsu afirma que Final Fantasy 9 é mais valorizado no exterior do que no Japão

Nobuo Uematsu, o lendário compositor responsável pelas icônicas trilhas sonoras da franquia Final Fantasy, revelou que considera a trilha de Final Fantasy 9 como uma de suas melhores criações. Em entrevista à revista Famitsu para celebrar o 25º aniversário do game, Uematsu compartilhou insights sobre seu processo cria…
💬 0