
Diretor de Final Fantasy 7 Rebirth elogia Xbox Series S
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 16:26
2 min de leituraHá tempos ouvimos um discurso similar: o Xbox Series S é um console mais fraco que demanda muito tempo e esforço dos desenvolvedores para otimizar seus jogos, como já vimos em Alan Wake 2, Black Myth Wukong, Battlefield 6 e mais. Entretanto, esse não parece ser o caso com Final Fantasy 7 Rebirth.
Recentemente, o diretor Naoki Hamaguchi conversou com o site Windows Central e comentou sobre a otimização para o console menos poderoso da Microsoft, que ele considera “muito competente em especificações”. Venha ver!
Imagem: Square Enix
Xbox Series S é competente, diz diretor de Final Fantasy 7
Uma das novidades reveladas pela Square Enix recentemente é que Final Fantasy 7 Rebirth também chegará ao Xbox e Nintendo Switch 2 (Final Fantasy 7 Remake Intergrade já está confirmado para janeiro de 2026). Mas fica a pergunta: os hardwares mais fracos comportam o game?
Imagem: Microsoft
De acordo com Naoki Hamaguchi, as especificações do Xbox Series S são boas, mas há um porém: sua quantidade de memória disponível, algo que já vimos em outros casos, como Baldur’s Gate 3 para a tela dividida, Black Myth Wukong, Battlefield 6 e outros. Confira o que o diretor disse abaixo:
“Em termos de especificações de hardware, eu diria que o Xbox Series S é, na verdade, bastante competente nesse aspecto. Não enfrentamos muitos desafios relacionados ao processamento, mas muitos dos desafios estavam mais ligados à memória. A otimização foi algo que tivemos fortemente em mente enquanto trabalhávamos na versão para PC também.
Para Final Fantasy 7 Remake, adotamos algumas das filosofias encontradas no Nanite da Unreal Engine 5 e criamos nossa própria solução para a Unreal Engine 4. Conseguimos entregar gráficos estáveis ali e também obtivemos a verificação para o Steam Deck. Estamos bastante orgulhosos do que conseguimos alcançar, mesmo em sistemas com especificações mais modestas.”
Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games
Portanto, parece que o Xbox Series S deve se dar bem com o vindouro Final Fantasy 7 Remake e Rebirth: agora resta saber como será a parte 3 da trilogia.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Compositor de Final Fantasy, Nobuo Uematsu rejeita uso de IA

Ao mesmo tempo que desenvolvedores como Hideo Kojima e Glen Schofield acreditam que a inteligência artificial (IA) vai revolucionar o mundo dos games, um grande nome da indústria não está muito entusiasmado com a tecnologia. Conhecido por seu trabalho em games como Final Fantasy e Chrono Trigger, Nobuo Uematsu afirma…
💬 0 - Final Fantasy 7 Remake sempre foi em 3 partes? Diretor responde

Desde que Final Fantasy 7 Remake chegou em 2020, muitos fãs se perguntavam quantas partes teríamos. Hoje já sabemos que serão 3 no total, mas essa sempre foi a ideia? E, para sanar essa dúvida, ninguém melhor do que o próprio diretor do game!
💬 0 - Diretor de Final Fantasy 7 promete ritmo mais equilibrado no último capítulo da trilogia

O diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, Naoki Hamaguchi, defendeu as seções mais longas e criticadas do jogo, mas prometeu um melhor equilíbrio narrativo para o capítulo final da trilogia. Em entrevista recente, o desenvolvedor respondeu às críticas sobre trechos considerados “arrastados” por parte dos fãs, como a grand…
💬 0