
Discord e empresa terceirizada trocam acusações após vazamento de dados
Publicado em 15 de outubro de 2025 às 15:04
2 min de leituraDiscord afirma que a falha não ocorreu em seus sistemas • O Discord confirmou um vazamento de dados que pode ter exposto 70 mil fotos de documentos, atribuindo a falha à 5CA, sua prestadora de serviços.
• A 5CA negou ter sido hackeada em um comunicado oficial, afirmando que seus sistemas estão seguros e que não manipula documentos de identificação para o Discord.
• A empresa está conduzindo uma investigação forense e sugere que o vazamento pode ter sido causado por erro humano.
Na semana passada, o Discord confirmou um vazamento de dados que pode ter exposto 70 mil imagens de documentos de identificação. A empresa apontou uma falha na 5CA, sua prestadora de serviços terceirizada, conforme noticiamos no Tecnoblog.
Agora, a 5CA divulgou uma nota na qual nega qualquer problema em seus sistemas e afirma não ter sido vítima de invasão. A empresa afirmou que não manipula documentos de identificação emitidos por governos para o Discord e que todas as suas plataformas seguem protegidas por rígidos controles de segurança.
Entenda o caso
O Discord informou que o vazamento teria ocorrido em um “serviço terceirizado” usado para auxiliar o suporte da plataforma. Segundo a empresa, não se tratou de uma violação dos sistemas do Discord, mas sim de um provedor externo, a 5CA. De acordo com a companhia, aproximadamente 70 mil usuários podem ter tido fotos de seus documentos acessadas indevidamente.
Por outro lado, a 5CA contesta essa versão. Em comunicado oficial divulgado ontem (14/10), a empresa declarou:
“Estamos cientes das notícias divulgadas pela mídia que apontam a 5CA como a causa de uma violação de dados envolvendo um de nossos clientes. Ao contrário do que foi divulgado, podemos confirmar que nenhum dos sistemas da 5CA esteve envolvido e que a 5CA não tratou de nenhum documento de identidade emitido pelo governo para esse cliente. Todas as nossas plataformas e sistemas permanecem seguros, e os dados dos clientes continuam protegidos sob rigorosos controles de proteção e segurança de dados.”
A 5CA acrescentou ainda que está conduzindo uma investigação forense em parceria com especialistas externos em cibersegurança e “hackers éticos” para entender a origem do incidente.
O que pode ter causado o vazamento?
Discord e 5CA divergem sobre origem do vazamentoSegundo o comunicado da 5CA, os indícios iniciais apontam que o vazamento pode ter sido causado por erro humano, e não por um ataque cibernético. “Nossas informações preliminares sugerem que o incidente pode ter resultado de erro humano, cuja extensão ainda está sendo investigada”, comunicou a empresa, reforçando que “não há evidências de impacto em outros clientes, sistemas ou dados da 5CA”.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Muitos lagartos prosperam na natureza mesmo após perder um membro, revela estudo

Perder uma parte do corpo na natureza parece ser uma sentença de morte. Sem um braço ou uma perna, afinal, as chances de caçar, fugir de predadores ou se reproduzir diminuem drasticamente. Mas isso nem sempre é verdade.
💬 0 - Após mais de 50 anos, cientistas abrem amostras da Lua trazidas pela Apollo 17

Cientistas abriram pela primeira vez uma amostra lunar que estava lacrada desde 1972. O feito ocorre mais de 50 anos após a última missão tripulada da Apollo pousar na Lua.
💬 0 - Apple faz mudança em suportes de loja após “scratchgate” do iPhone 17

iPhone 17 Pro conta com acabamento em alumínio anodizadoResumo
💬 0