
DOOM: The Dark Ages usa RTGI para reduzir drasticamente espaço em disco e tempo de carregamento
Publicado em 9 de setembro de 2025 às 16:34
2 min de leituraFonte: Adrenaline
Preparem seus corações, pois o avanço do Ray Tracing e do Path Tracing deixou de ser um recurso visual que consome hardawre para se tornar uma ferramenta que impacta diretamente a produção de jogos.
Em DOOM: The Dark Ages, a id Software mostrou como o uso de RTGI (Ray-Traced Global Illumination) resultou em ganhos expressivos de eficiência, tanto no armazenamento em disco quanto no tempo de preparação de cada fase.
Reprodução/Digital Foundry
Redução no tempo de pré-processamento
Durante apresentação realizada na SIGGRAPH 2025, desenvolvedores explicaram que a iluminação global em tempo real do motor id Tech 7 eliminou a necessidade de longas etapas de pré-cálculo.
Antes, cada nível exigia dias ou até semanas para ser processado, enquanto agora o tempo caiu para uma fração disso. Além disso, os arquivos de iluminação que ocupavam enormes quantidades de espaço foram drasticamente reduzidos, o que impacta positivamente tanto o desenvolvimento quanto a distribuição do jogo.
Um dos exemplos citados em debates do setor é a comparação com projetos anteriores. Ubisoft já havia revelado que, em Assassin’s Creed Shadows, a iluminação antiga teria exigido 2 TB de dados e quase dois anos de processamento caso o mesmo sistema usado em Assassin’s Creed Unity fosse aplicado.
O RTGI tornou esse cenário inviável em grandes produções modernas.
Reprodução/Digital Foundry
Benefícios diretos para jogadores e estúdios
A mudança trouxe ganhos não somente técnicos como práticos. Jogos com RTGI ocupam menos espaço em disco, reduzem custos de armazenamento em servidores e aceleram correções durante o ciclo de produção.
Para os jogadores, a consequência é a possibilidade de instalar títulos mais pesados em menos tempo, além de atualizações menores.
Segundo análises do Digital Foundry, o impacto no pipeline de produção foi tão significativo que a id Software conseguiu reduzir o tempo de turnaround de cada ajuste de iluminação de dias para horas, criando um ambiente mais ágil para artistas e programadores.
Reprodução/Digital Foundry
Limitações e futuro da tecnologia
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