
Engenheiros sul-coreanos preveem chips de 0,2 nm e estruturas 3D monolíticas em até 15 anos
Publicado em 25 de dezembro de 2025 às 12:19
2 min de leituraO Instituto de Engenheiros de Semicondutores (ISE) apresentou seu Roteiro Tecnológico de Semicondutores 2026, onde faz previsões para o desenvolvimento de silício nos próximos 15 anos. Entre as previsões, incluem-se o aumento das camadas de memória flash NAND de 321 para 2.000.
Também estariam previstos semicondutores para inteligência artificial capazes de realizar dezenas de trilhões de operações por segundo.
Conforme a reportagem da ETNews, o objetivo do roteiro é “contribuir para o fortalecimento da competitividade da indústria e da tecnologia de semicondutores a longo prazo, ativar a pesquisa acadêmica e estabelecer estratégias de desenvolvimento de recursos humanos”.
Ele abrange nove tecnologias principais: dispositivos e processos semicondutores; semicondutores para inteligência artificial; semicondutores para conexão óptica; sensores semicondutores para conexão sem fio; semicondutores para conexão com fio; PIM (Processamento de Infraestrutura); encapsulamento; e computação quântica.
Notícias Relacionadas:
• Alta das memórias tem feito usuários apelarem para adaptadores de SODIMM para DIMM
• Samsung pode adiar fim da produção de DDR4, mas é para um cliente específico
• Maingear aposta na venda de PCs sem kit de RAM para combater disparada de preços de memórias
Estado da Arte
Créditos: Samsung.
A tecnologia de litografia mais barata atualmente pertence à tecnologia Gate-All-Around (GAA) de 2 nm da Samsung. Porém, a gigante coreana já teria planejado variantes aprimoradas desse processo de fabricação.
Por exemplo, a empresa concluiu o projeto básico de seu nó GAA de 2 nm de segunda geração e planeja implementar o SF2P+, a tecnologia GAA de 2 nm de terceira geração, em dois anos.
Estima-se que, até 2040, o processo de 0,2 nm empregará uma estrutura de transistor de última geração, o CFET (Transistor de Efeito de Campo Complementar), e um design monolítico 3D.
Créditos: Babak Habibi/Unsplash
Atualmente, a Samsung é líder na Coreia do Sul na fabricação de semicondutores de próxima geração. E a empresa também teria formado uma equipe para iniciar a pesquisa no desenvolvimento de chips de 1 nm, com o objetivo de iniciar a produção em massa em 2029.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Apple inicia conversas para produzir chips na Índia pela primeira vez

A Apple está considerando fabricar componentes de semicondutores na Índia, marcando uma expansão significativa de suas operações no país asiático. Segundo o The Economic Times, a empresa iniciou conversas preliminares com fabricantes locais para realizar o empacotamento e teste de chips destinados aos iPhones.
💬 0 - TSMC tem capacidade de produção de chips de 2 nm esgotada até 2026

A TSMC, maior fabricante de semicondutores do mundo, já esgotou toda a sua capacidade de produção de chips de 2 nanômetros até o final de 2026. Segundo o jornal United Daily News, a companhia precisará acelerar a construção de novas fábricas para atender à demanda recorde, impulsionada por gigantes como Apple, Qualcom…
💬 0 - Coreia do Sul vai implementar primeira lei nacional de IA, mas 98% das startups não estão preparadas

A Coreia do Sul colocará em vigor no dia 22 de janeiro de 2026 a primeira regulamentação nacional de inteligência artificial do mundo, antecipando-se à União Europeia, cuja legislação só entra em vigor completa em agosto do mesmo ano. O país asiático, no entanto, enfrenta um problema: 98% das empresas locais de IA não…
💬 0