Pular para o conteúdo
Epic Games Store ganha recurso básico e lembra o quanto ainda está atrasada
Games
epic
games
store
ganha
recurso
básico

Epic Games Store ganha recurso básico e lembra o quanto ainda está atrasada

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 09:52

2 min de leitura

Lançada no final de 2018, a Epic Games Store surgiu com a intenção de destronar o Steam como a loja preferida de quem joga no PC. Para tornar isso possível, a Epic Games investiu em descontos, exclusividades e muitos jogos gratuitos — e, mais lentamente, na implementação de funções consideradas básicas em outros serviços, como o pré-carregamento de games.

Essa opção foi lançada oficialmente no final de setembro, mas surgiu com tão pouco alarde que pode ter passado despercebida pelo público. Segundo a companhia, a novidade está disponível somente para jogos eu já tiveram suas pré-vendas aprovadas pela administração da loja.

Foto: Divulgação/Epic Games Store

Além disso, os donos da Epic Games Store afirmam que o recurso está disponível somente para alguns títulos pré-selecionados no momento. A intenção do novo sistema, exclusivo do Windows no momento atual, é permitir que os consumidores só se preocupem em jogar no momento em que títulos esperados forem lançados.

Pré-carregamento na Epic Games Store chega com limitações

Além de não estar disponível para todos os jogos da Epic Games Store, o “novo” sistema também se destaca por outras restrições. Segundo a companhia, o download de arquivos só pode começar até 120 horas (5 dias) antes da data de estreia oficial de um título que vai chegar ao catálogo.

A plataforma também determina que o pré-carregamento de um game pode ser ligado até 12 horas antes de sua estreia. Todos os arquivos baixados pelos consumidores vão ficar criptografados, e o acesso a eles só vai ser liberado a partir do horário de estreia definido por cada estúdio ou publicadora.

Foto: Divulgação/Epic Games Store

Embora o recurso seja positivo para a Epic Games Store, sua estreia também mostra o quanto a loja está atrasada em funções básicas. Além do Steam e do GOG, todos os principais consoles de mesa já dispõem de recursos do tipo há um longo tempo — e é incrível que a loja tenha demorado quase 7 anos para recebê-lo.

Na Unreal Fest 2025, a companhia responsável afirmou que, no momento, seu foco vai ser na versão mobile de sua loja. No entanto, ela acredita que, ainda este ano, vai conseguir entregar recursos como perfis de usuários, suporte ao upgrade de versões e um centro de notificações mais completo para desktops.

Agora vai?

Epic admite: problemas de desempenho na Unreal Engine 5 vêm da falta de otimização inicial, diz CEO

Fonte: Adrenaline

Leia também