
Equipe de Final Fantasy Tactics Remaster recorreu a sites de fãs para recuperar código-fonte
Publicado em 6 de setembro de 2025 às 09:17
2 min de leituraFonte: GameVicio
Sob o nome de Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles, temos aqui um remaster que inclui uma história expandida, dublagem completa em inglês e japonês, ajustes modernos no gameplay (como uma dificuldade mais fácil) e gráficos aprimorados.
A Square Enix perdeu o código-fonte original do jogo devido ao processo de localização, onde os dados da versão japonesa eram sobrescritos por outras línguas, como o inglês, empilhando e sobrescrevendo camadas de código.
Para criar o remaster, a equipe de desenvolvimento precisou buscar partes do código-fonte original em sites de fãs, que mantinham dados bem preservados e atualizados.
Leia Mais
• Novo jogo da franquia Team Fortress está em andamento pela Valve, afirma insider • Dying Light: Techland já está pensando no próximo jogo da franquia
“Nós basicamente pegávamos os dados da versão japonesa e escrevíamos os dados em inglês por cima. Se quiséssemos fazer outro idioma, bastava empilhá-lo por cima da versão anterior e continuar sobrescrevendo.”
“Nós meio que embarcamos em uma jornada para encontrar a versão original. Usamos todos os recursos que tínhamos para analisar todas essas versões diferentes e tentar encontrar o que sentimos ser o original. Além disso, tivemos que visitar diferentes sites feitos por fãs e procurar dados lá, porque sabemos que vocês fazem um trabalho incrível mantendo tudo atualizado.”
A equipe optou por não usar o código de Final Fantasy Tactics: The War of the Lions (versão PSP), pois não estiveram envolvidos nesse porte e consideraram que o conteúdo adicional não atendeu às expectativas dos jogadores.
O código usado no remaster combina elementos do que os desenvolvedores acreditavam ser o original (obtido de várias fontes e sites de fãs) com novo código criado a partir da análise do jogo original.
Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles será lançado em 30 de setembro de 2025 para PC, PS4, PS5, Switch 1, Switch 2 e Xbox Series S|X.
Fonte: Automaton
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo
Leia também
- Compositor de Final Fantasy, Nobuo Uematsu rejeita uso de IA

Ao mesmo tempo que desenvolvedores como Hideo Kojima e Glen Schofield acreditam que a inteligência artificial (IA) vai revolucionar o mundo dos games, um grande nome da indústria não está muito entusiasmado com a tecnologia. Conhecido por seu trabalho em games como Final Fantasy e Chrono Trigger, Nobuo Uematsu afirma…
💬 0 - Final Fantasy 7 Remake sempre foi em 3 partes? Diretor responde

Desde que Final Fantasy 7 Remake chegou em 2020, muitos fãs se perguntavam quantas partes teríamos. Hoje já sabemos que serão 3 no total, mas essa sempre foi a ideia? E, para sanar essa dúvida, ninguém melhor do que o próprio diretor do game!
💬 0 - Diretor de Final Fantasy 7 promete ritmo mais equilibrado no último capítulo da trilogia

O diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, Naoki Hamaguchi, defendeu as seções mais longas e criticadas do jogo, mas prometeu um melhor equilíbrio narrativo para o capítulo final da trilogia. Em entrevista recente, o desenvolvedor respondeu às críticas sobre trechos considerados “arrastados” por parte dos fãs, como a grand…
💬 0