Pular para o conteúdo
Esqueceram de Mim | 10 Fatos e Curiosidades sobre um dos maiores clássicos de Natal
Cinema
esqueceram
mim
fatos
curiosidades
sobre
dos

Esqueceram de Mim | 10 Fatos e Curiosidades sobre um dos maiores clássicos de Natal

Publicado em 25 de dezembro de 2025 às 07:00

2 min de leitura

Estimated reading time: 8 minutos

Lançado há quase quatro décadas, Esqueceram de Mim se tornou, indiscutivelmente, um daqueles filmes indispensáveis para a temporada de Natal, consagrando-se como um verdadeiro clássico das festividades de fim de ano.

Apesar do quão atemporal o filme seja e de sua enorme popularidade, muitas pessoas ainda não conhecem muitos aspectos sobre a produção de 1990 com Macaulay Culkin, que a tornam ainda mais interessante.

Por isso, confira abaixo uma lista com 10 curiosidades e fatos sobre o título natalino queridinho dos cinéfilos:

Kevin sempre foi pensado para Macaulay Culkin

Embora saiba-se que dezenas de crianças tenham competido pelo papel de Kevin McCallister, Macaulay Culkin sempre foi o favorito para o papel antes mesmo do filme ser proposto para o ator.

Acontece que o roteirista John Hughes escreveu o personagem especificamente para Culkin após trabalhar com o garoto em Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989).

Para evitar "favoritismo", entretanto, o diretor Chris Columbus insistiu em realizar um processo de seleção com outros 200 candidatos. No fim, o cineasta se convenceu de que Hughes estava certo, escalando Macaulay.

Robert De Niro recusou oferta para integrar o elenco

Robert De Niro (O Poderoso Chefão 2), assim como Culkin, foi pensado para um papel específico no clássico dos anos 90. Hughes convidou o vencedor do Oscar para interpretar ninguém mais que Harry, um dos bandidos do filme.

Por falta de interesse, ele acabou recusando desempenhar o co-protagonista, dando a oportunidade a Joe Pesci interpretar Harry, que acabou se destacando em uma disputada competição.

Este icônico elemento do filme não existe

Ao longo dos anos, muitos fãs de Esqueceram de Mim procuraram incansavelmente o título do filme que Kevin usa para espantar os bandidos e o entregador de pizzas em sua casa.

Acontece que o clássico noir em preto e branco exibido em diversas ocasiões da trama, sequer existe. Trata-se de uma paródia de Anjos de Cara Suja, de 1938, e que foi criado exclusivamente para o filme, capturando a essência dos anos 30 de Hollywood.

A aranha era real!

Fonte: O Vicio

Leia também