
Este dispositivo transforma vasos sanitários em smart e analisa o seu cocô
Publicado em 21 de outubro de 2025 às 09:57
2 min de leituraDekoda é o novo dispositivo inteligente da Kohler para banheirosResumo
• Dekoda é o novo dispositivo inteligente da Kohler que monitora a saúde pelo vaso sanitário.
• O gadget analisa dejetos e envia informações ao app Kohler Health, com alertas sobre hidratação e digestão.
• O produto custa US$ 599 e está em pré-venda, mas requer assinatura mensal para acesso aos dados coletados.
A Kohler, empresa conhecida por produtos para banheiros, anunciou um novo gadget para transformar vasos sanitários em centrais de monitoramento de bem-estar, o Dekoda. O dispositivo se prende à borda do vaso e utiliza sensores para analisar os dejetos.
O gadget deve fornecer informações sobre a hidratação e a saúde intestinal do usuário por meio de um aplicativo. O Dekoda faz parte de uma nova iniciativa da empresa, que já possui itens inteligentes para banheiros, focada em “transformar o cômodo em um centro de saúde e bem-estar conectado e informado por dados”.
Como funciona o gadget?
O Dekoda pode ser instalado na borda da maioria dos vasos sanitários por meio de um mecanismo de fixação que dispensa o uso de ferramentas. A maior parte dos componentes eletrônicos, e a bateria magnética removível para recarga, ficam do lado de fora.
Na parte interna, voltada para a água, ficam os sensores ópticos. O dispositivo usa espectroscopia para “observar como a luz interage com seus dejetos”. Para garantir a privacidade, a Kohler afirma que os sensores são angulados para baixo, de modo que só conseguem visualizar o que está dentro do vaso.
A empresa alerta, no entanto, que o aparelho pode não funcionar bem em vasos de cores escuras, nos quais a iluminação fica reduzida.
Produto utiliza digitais para diferenciar usuários dentro da casaIdentificação de usuários
O sistema conta até com um controle remoto na parede com um sensor de impressão digital para diferenciar quem está usando o banheiro, útil para casas com múltiplos moradores. Segundo a Kohler, os dados enviados ao app — que incluem informações sobre frequência, consistência e formato dos dejetos — são protegidos por criptografia de ponta a ponta.
Com base na análise, o aplicativo Kohler Health pode alertar o usuário sobre a necessidade de beber mais água ou indicar como mudanças na dieta estão afetando a digestão e a absorção de nutrientes.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Este drone de 22mm é tão pequeno que cabe em uma lata de Pringles
Sam, conhecido online como Hoarder Sam, não é do tipo que aceita os limites da engenharia. Sua especialidade? Desmontar, miniaturizar e transformar eletrônicos em versões ainda mais funcionais. Seu projeto mais recente levou essa obsessão a um novo patamar: um drone FPV (visão em primeira pessoa) de apenas 22mm entre…
💬 0 - Engenheiro transforma computador de 65 anos em sintetizador musical vintage; veja o resultado
Um engenheiro conseguiu programar o PDP-1, computador lendário de 1960, para tocar “Olson” do Boards of Canada usando fitas perfuradas e lâmpadas como alto-falantes improvisados.
💬 0 - Este supercluster com 23,6 PB é tão poderoso que pode engolir data centers inteiros
A Solidigm apresentou um impressionante supercluster de armazenamento dentro de seu novo AI Central Lab, localizado em Rancho Cordova, Califórnia. O sistema reúne quase 200 SSDs de 192 TB cada, totalizando 23,6 petabytes (PB) de capacidade em apenas 16U de espaço de rack, o que o torna um dos ambientes mais densos já…
💬 0