Estudo sobre supostos benefícios do vinagre de maçã para emagrecer é “despublicado”
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 16:00
2 min de leituraUm estudo de 2024 que concluiu que o vinagre de maçã era um suplemento eficaz para combater a obesidade foi retratado ("despublicado") pela revista científica responsável. A decisão foi tomada após uma série de críticas de outros pesquisadores em relação à metodologia e à análise dos dados do artigo original.
O pequeno ensaio clínico em questão envolveu 120 voluntários com obesidade ou sobrepeso do Líbano, que foram divididos em dois grupos – um de controle e outro que efetivamente recebeu pequenas doses diárias de vinagre de maçã por 12 semanas. Segundo os resultados, os que foram "tratados" com o tempero de salada tiveram uma redução considerável de peso, IMC e percentual de gordura corporal, além de menores níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue.
O artigo foi publicado em março de 2024 na revista científica BMJ Nutrition, Prevention & Health e recebeu bastante atenção da mídia e das redes sociais. Apesar de uma amostragem pequena, o estudo tinha a vantagem de ser randomizado (ou seja, as pessoas foram divididas entre os grupos aleatoriamente), controlado por placebo (os voluntários do grupo controle recebiam um líquido com gosto parecido) e duplo-cego (nem os pesquisadores nem os participantes sabiam quem estava em cada grupo) – requisitos para uma análise científica ser considerada confiável.
Logo após a publicação, no entanto, várias críticas foram enviadas para a revista por pesquisadores, focadas principalmente nos métodos estatísticos usados pela equipe libanesa no estudo e em aparentes inconsistências nos dados dos pacientes. Além disso, o ensaio clínico não estava devidamente registrado nos órgãos reguladores.
Diante dos questionamentos, a revista organizou um grupo para analisar em detalhes o estudo, e os especialistas encontraram vários erros na análise e na divulgação dos dados. Além disso, os estatísticos não conseguiram reproduzir os resultados do artigo original. Com isso, o periódico decidiu despublicá-lo.
"Jornalistas e outros comunicados não devem mais fazer referência ou usar os resultados do estudo em reportagens futuras", diz o grupo BMJ em comunicado.
Os autores do estudo concordaram com a retratação do artigo, mas afirmaram que as falhas foram fruto de erros não-intencionais, e não de má-fé.
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
Toda sexta, uma seleção das reportagens que mais bombaram no site da Super ao longo da semana.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Estudo revela que IAs desenvolvem “emoções” internas que as levam a mentir e trapacear
Quando um modelo de inteligência artificial responde “fico feliz em ajudar”, a maioria das pessoas interpreta isso como uma frase automática. Um novo estudo publicado pela equipe de interpretabilidade da Anthropic sugere que algo mais substancial acontece por dentro, não emoção no sentido humano, mas representações in…
💬 0 - Este robô descascou uma maçã, e esse gesto simples representa um grande avanço para a robótica
Descascar uma maçã parece banal. Para um robô, é um pesadelo de coordenação: uma mão precisa girar a fruta sem deixá-la cair, enquanto a outra conduz a faca com força calibrada ao milímetro, e as duas precisam processar, em tempo real, o que os dedos estão sentindo. A Sharpa Robotics, empresa chinesa fundada como spin…
💬 0 - Estudo revela que 82% das empresas falham em obter valor real com inteligência artificial
A inteligência artificial já faz parte do cotidiano de quase todos no âmbito privado, mas dentro das corporações, o cenário é de frustração. Um novo estudo da Accenture, intitulado “Talent Reinventors: Delivering Value with and For People“, aponta um dado alarmante: apenas 18% das empresas no mundo conseguem transform…
💬 0