
“Eu juro, nós não escutamos o seu microfone”, diz chefe do Instagram
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 16:04
2 min de leituraAdam Mosseri, diretor do Instagram • O CEO do Instagram, Adam Mosseri, negou que a plataforma use microfones dos celulares para direcionar anúncios, citando limitações técnicas e indicadores visuais nos sistemas Android e iOS.
• A Meta usará dados de interações com a Meta AI para segmentar anúncios a partir de 16 de dezembro, exceto na Coreia do Sul, Reino Unido e União Europeia.
• As interações com a Meta AI sobre temas sensíveis não serão usadas na publicidade, e não haverá opção para recusar o uso de conversas na segmentação de anúncios.
Adam Mosseri, CEO do Instagram, publicou um vídeo negando os boatos de que a rede social usa os microfones dos celulares para captar informações e direcionar anúncios. Ele considera que isso seria uma violação grosseira de privacidade.
Coincidentemente, a Meta anunciou também nesta quarta-feira (01/10) que passará a usar dados de conversas com a Meta AI para segmentar anúncios em suas redes. Não haverá opção para desativar essa coleta de informações.
CEO nega que Instagram escute o que os usuários dizem
Como os dois assuntos são separados, vamos primeiro à fala de Mosseri. O executivo negou que o Instagram use o microfone do celular para escutar o que os usuários dizem e, depois, direcionar propagandas com base no conteúdo das conversas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Adam Mosseri (@mosseri)
Primeiro, ele explica que há indícios técnicos de que isso não ocorre: a bateria do aparelho acabaria muito rápido caso o microfone ficasse funcionando constantemente.
Além disso, há alguns anos, Android e iOS passaram a exibir um pequeno ponto quando o celular está captando áudio. Se o Instagram estivesse ouvindo o que é dito, esse sinal luminoso apareceria.
Então, por que vemos anúncios sobre o que conversamos pessoalmente com outras pessoas?
Mosseri dá algumas explicações possíveis:
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Empresa israelense afirma que seu acelerador de IA supera as GPUs atuais da NVIDIA

A startup israelense NextSilicon acaba de tirar o véu de seu acelerador Maverick-2, um chip proprietário que, segundo a empresa, supera os GPUs mais recentes da NVIDIA em diversos benchmarks críticos. Fundada em 2017, a companhia aposta em uma arquitetura radicalmente diferente do padrão da indústria — e os primeiros…
💬 0 - 5 mouses rosas para deixar seu setup ainda mais estiloso e encantador

Se você já cansou daquele visual tech todo preto e sério, chegou a hora de adicionar personalidade ao seu setup! Um mouse rosa pode ser aquele toque final que faltava para transformar sua mesa em um espaço mais alegre, inspirador e com a sua cara. E não pense que estilo significa abrir mão de performance – os modelos…
💬 0 - “Agentes de IA não funcionam”, diz cofundador da OpenAI

Andrej Karpathy cunhou o termo “vibe coding”Resumo
💬 0