
Ex-diretor de AC sobre saída da Ubisoft: “a decisão não foi minha”
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 09:29
2 min de leituraNesta semana a indústria foi surpreendida com a notícia da saída do chefe da franquia Assassin’s Creed da Ubisoft.
Em meio a reestruturação da empresa com a nova subsidiária em parceria com a Tencent, Marc-Alexis Coté anunciou que deixaria o cargo. Embora a Ubisoft tenha feito outra oferta ao dev, Coté afirma que a decisão de sair da empresa não foi dele.
Ex-chefe da franquia Assassin’s Creed comenta saída da Ubisoft
Numa publicação em seu perfil do LinkedIn, Coté explicou que lhe ofereceram um cargo, o qual ele recusou, pois não tinha “o mesmo escopo, mandato ou continuidade com o trabalho que me foi confiado nos últimos anos.”
Imagem: Ubisoft
Apesar do triste acontecimento, ele diz que não há ressentimentos. “A Ubisoft tem sido meu lar durante toda a minha vida profissional e sempre serei grato pelas pessoas, pelos projetos e pela crença de que juntos poderíamos criar mundos que inspiram milhões.”
Ainda na mensagem, ele revela que a “Ubisoft decidiu transferir a liderança da franquia para alguém mais próximo de sua nova estrutura organizacional.” A saída de Coté, de fato, causa um grande impacto na franquia, principalmente por todo o trabalho feito durante todos esses anos.
O ex-diretor da franquia deixa claro que não abandonou o barco. “Permaneci no meu posto até que a Ubisoft me pedisse para me afastar.”
Imagem: BAFTA/YouTube
Numa analogia como bom fã de Star Trek, ele se comparou ao capitão de uma nave: “Passei a me ver como o capitão da nave Assassin’s Creed, alguém que parte apenas quando todas as almas a bordo estão seguras. E é exatamente isso que tenho feito desde que pude. Obrigado novamente pelas suas mensagens de apoio. Elas significam mais para mim do que vocês podem imaginar. Nada é verdade. Tudo é permitido.”
Com a saída de Coté, a Ubisoft deve em breve anunciar quem será o novo diretor da franquia Assassin’s Creed.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Criadora de Palworld, Pocketpair não vai distribuir games que usam IA

No começo de 2025, a desenvolvedora Pocketpair anunciou que iria se aproveitar do sucesso de Palworld para financiar um novo selo de publicação. Enquanto a companhia se mostrou aberta a títulos variados, ela estabeleceu uma limitação clara para os projetos com que vai trabalhar: eles não podem ter sido criados usando…
💬 0 - Ubisoft pede que desenvolvedores de Star Wars Outlaws se demitam voluntariamente

A Ubisoft iniciou um programa de demissão voluntária que afeta desenvolvedores da Massive Entertainment, estúdio responsável por Star Wars Outlaws, The Division 2 e Avatar: Frontiers of Pandora. A medida faz parte de um novo esforço de reestruturação da empresa francesa, voltado à redução de custos e à reorganização i…
💬 0 - Relembre um clássico: 7 curiosidades sobre Tekken 3 que você precisa conhecer

Com a chegada de Tekken 3 ao PlayStation Plus Premium nesta terça-feira (21), milhões de jogadores têm a chance de revisitar — ou conhecer pela primeira vez — um dos títulos mais revolucionários da história dos games de luta. Lançado originalmente em arcades em março de 1997 e convertido para PlayStation em 1998, o jo…
💬 0