
Executivo da Meta indica IA e quer funcionários 5x mais eficientes
Publicado em 13 de outubro de 2025 às 13:11
2 min de leituraMeta quer fazer da IA um hábito, segundo o executivo • O vice-presidente de metaverso da Meta, Vishal Shah, defende o uso da IA para aumentar a produtividade em até cinco vezes.
• Segundo Shah, o objetivo é que a IA seja um hábito cotidiano, adotado amplamente entre os funcionários.
• A empresa ainda enfrenta baixa adesão e altos custos no metaverso, enquanto investe no desenvolvimento de uma “superinteligência” artificial.
O vice-presidente de metaverso da Meta, Vishal Shah, enviou uma mensagem interna aos funcionários defendendo que o uso de inteligência artificial deve multiplicar a produtividade da equipe por cinco. A orientação faz parte de uma iniciativa chamada AI4P (AI for Productivity), voltada a incentivar o uso da tecnologia em todos os setores da companhia — não apenas na engenharia.
Na mensagem, obtida pelo site 404 Media, Shah reforça que a ideia não é buscar pequenas melhorias, mas uma mudança de mentalidade sobre o papel da IA no trabalho. Segundo ele, o objetivo é que a ferramenta se torne um hábito cotidiano, e não apenas uma curiosidade tecnológica.
“Trabalhar cinco vezes mais rápido“
De acordo com o executivo, a proposta é que os profissionais da Meta usem a IA para eliminar barreiras e acelerar processos criativos e técnicos. Isso vale tanto para desenvolvedores quanto para designers, gerentes de produto e equipes interdisciplinares.
“Nosso objetivo é simples, mas audacioso: fazer da IA um hábito, não uma novidade”, escreveu Shah. “Isso significa priorizar o treinamento e a adoção para todos, de modo que o uso da IA se torne algo natural — assim como qualquer outra ferramenta da qual dependemos.”
Ele acrescentou que o conceito vai além da automação de tarefas repetitivas: “Quero ver gerentes de produto, designers e parceiros multifuncionais arregaçando as mangas, construindo protótipos, corrigindo bugs e expandindo os limites do que é possível”.
Shah explicou ainda que a ambição é reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento de ideias. “Imagine um mundo onde qualquer pessoa possa prototipar uma ideia rapidamente, e os ciclos de feedback sejam medidos em horas — não em semanas. Esse é o futuro que estamos construindo.”
Metaverso ainda é desafio para a Meta
Meta quer IA para impulsionar produtividade e inovaçãoA mensagem chega em meio aos esforços da Meta para revitalizar seu ambicioso projeto de metaverso, lançado com grandes expectativas, mas que ainda enfrenta baixa adesão e custos elevados. A empresa já investiu dezenas de bilhões de dólares na iniciativa desde quando Mark Zuckerberg a renomeou para refletir sua aposta em realidade virtual e aumentada.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Galaxy S24 (256 GB) fica 57% mais barato com cupom em promoção

Galaxy S24 256 GB R$ 2.798,98
💬 0 - Meta demite 600 funcionários de divisão de inteligência artificial

Meta quer “mais agilidade” após CEO Mark Zuckerberg expressar preocupaçãoResumo
💬 0 - Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0