Pular para o conteúdo
Executivo da Meta indica IA e quer funcionários 5x mais eficientes
Computação
executivo
meta
indica
quer
funcionários
mais

Executivo da Meta indica IA e quer funcionários 5x mais eficientes

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 13:11

2 min de leitura

Meta quer fazer da IA um hábito, segundo o executivo • O vice-presidente de metaverso da Meta, Vishal Shah, defende o uso da IA para aumentar a produtividade em até cinco vezes.

• Segundo Shah, o objetivo é que a IA seja um hábito cotidiano, adotado amplamente entre os funcionários.

• A empresa ainda enfrenta baixa adesão e altos custos no metaverso, enquanto investe no desenvolvimento de uma “superinteligência” artificial.

O vice-presidente de metaverso da Meta, Vishal Shah, enviou uma mensagem interna aos funcionários defendendo que o uso de inteligência artificial deve multiplicar a produtividade da equipe por cinco. A orientação faz parte de uma iniciativa chamada AI4P (AI for Productivity), voltada a incentivar o uso da tecnologia em todos os setores da companhia — não apenas na engenharia.

Na mensagem, obtida pelo site 404 Media, Shah reforça que a ideia não é buscar pequenas melhorias, mas uma mudança de mentalidade sobre o papel da IA no trabalho. Segundo ele, o objetivo é que a ferramenta se torne um hábito cotidiano, e não apenas uma curiosidade tecnológica.

“Trabalhar cinco vezes mais rápido“

De acordo com o executivo, a proposta é que os profissionais da Meta usem a IA para eliminar barreiras e acelerar processos criativos e técnicos. Isso vale tanto para desenvolvedores quanto para designers, gerentes de produto e equipes interdisciplinares.

“Nosso objetivo é simples, mas audacioso: fazer da IA um hábito, não uma novidade”, escreveu Shah. “Isso significa priorizar o treinamento e a adoção para todos, de modo que o uso da IA se torne algo natural — assim como qualquer outra ferramenta da qual dependemos.”

Ele acrescentou que o conceito vai além da automação de tarefas repetitivas: “Quero ver gerentes de produto, designers e parceiros multifuncionais arregaçando as mangas, construindo protótipos, corrigindo bugs e expandindo os limites do que é possível”.

Shah explicou ainda que a ambição é reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento de ideias. “Imagine um mundo onde qualquer pessoa possa prototipar uma ideia rapidamente, e os ciclos de feedback sejam medidos em horas — não em semanas. Esse é o futuro que estamos construindo.”

Metaverso ainda é desafio para a Meta

Meta quer IA para impulsionar produtividade e inovaçãoA mensagem chega em meio aos esforços da Meta para revitalizar seu ambicioso projeto de metaverso, lançado com grandes expectativas, mas que ainda enfrenta baixa adesão e custos elevados. A empresa já investiu dezenas de bilhões de dólares na iniciativa desde quando Mark Zuckerberg a renomeou para refletir sua aposta em realidade virtual e aumentada.

Fonte: Tecnoblog

Leia também