
Placa de expansão permite inserir 512GB extras de memória DDR5 no seu slot PCIe — AIC CXL 2.0 feita para placas-mãe TRX50 e W790
Publicado em 5 de setembro de 2025 às 13:46
2 min de leituraPlacas-mãe para workstation já suportam quantidades imensas de memória, mas ter ainda mais capacidade pode fazer diferença em certos fluxos. A Gigabyte lançou a AI Top CXL R5X4, uma placa de expansão (AIC) CXL 2.0/1.1 feita para aumentar a memória das placas-mãe TRX50 AI Top e W790 AI Top da marca.
À primeira vista, ela pode ser confundida com uma GPU de entrada — até você notar os quatro slots de memória DDR5. Medindo 4,7 x 10 pol. (12 x 25,4 cm), a AIC ocupa um slot PCIe 5.0 x16 comum. O PCB é um HDI de 16 camadas e o conjunto é baseado no controlador Microchip PM8712, resfriado pelo que a Gigabyte chama de “CXL Thermal Armor” (dissipador todo em metal) e ventilação ativa (AIO fan) que direciona o ar para os slots de memória.
Diferente de outras soluções CXL — como os módulos Samsung CMM-D, que já vêm com capacidade fixa — a AI Top CXL R5X4 traz quatro slots DDR5 para RDIMMs, permitindo escolher a quantidade de memória e futuras atualizações. Com até 128GB por slot, a capacidade total chega a 512GB na própria placa.
A Gigabyte não detalhou as velocidades suportadas. Para referência, há RDIMMs que atingem DDR5-8800, e a QVL da AI Top CXL R5X4 (atualizada em 25 de abril) lista kits até DDR5-6800.
Embora seja instalada em PCIe 5.0 x16, a comunicação ocorre via protocolo CXL 2.0/1.1; é preciso uma placa-mãe com chipset AMD TRX50 ou Intel W790 (e suporte a CXL habilitado). A Gigabyte divulga a placa para suas TRX50/W790 AI Top, mas não há motivo para não funcionar em qualquer placa-mãe com PCIe 5.0 e CXL.
Em alimentação, a AIC usa um conector EXT12V de 8 pinos, com um LED indicador ao lado para mostrar se o cabo está corretamente conectado.
A Gigabyte não informou disponibilidade nem preço do modelo AI Top CXL R5X4 (12ME-ATCXL54-101AR).
Zhiye Liu é editor de notícias, reviewer de memória e testador de SSDs no Tom’s Hardware; tem um carinho especial por CPUs, GPUs e RAM.
Fonte: Tom's Hardware (EN)
Leia também
- Seu PC roda Dying Light The Beast? Veja requisitos mínimos e recomendados do game
A Techland divulgou recentemente as especificações completas para rodar Dying Light: The Beast no PC — com os requisitos mínimos, recomendados e configurações mais altas para máquinas potentes. O título promete ser acessível em diferentes hardwares, ao mesmo tempo em que oferece suporte a tecnologias de pont…
- One UI 8: Cronograma vazado revela datas de atualização para dispositivos Galaxy
A aguardada One UI 8, nova versão da interface personalizada da Samsung baseada no Android 16, está prestes a chegar a milhões de dispositivos Galaxy. Embora a fabricante sul-coreana tenha confirmado que a distribuição estável começaria em setembro, agora um vazamento revela o suposto cronograma detalhado de lançament…
- Homem compra RTX 4090 no eBay e recebe placa sem chip gráfico e nem memória VRAM
Um comprador do eBay teve uma desagradável surpresa ao descobrir que a RTX 4090 que adquiriu na plataforma era completamente inútil – a placa de vídeo não possuía nem o chip GPU principal nem os módulos de memória VRAM, componentes essenciais para seu funcionamento. O caso, revelado pela equipe de reparo Northri…