Pular para o conteúdo
Facebook ficou ainda mais parecido com o TikTok
Tecnologia
facebook
ficou
ainda
mais
parecido
com

Facebook ficou ainda mais parecido com o TikTok

Publicado em 8 de outubro de 2025 às 12:44

2 min de leitura

Facebook busca recuperar relevância entre usuários mais jovens • Meta anunciou novos recursos e aprimorou o algoritmo de recomendação de vídeos do Facebook.

• A plataforma agora mostra até 50% mais Reels por dia e inclui o recurso “bolhas de amigos”, que destaca curtidas e interações sociais.

• O objetivo é atrair usuários mais jovens e competir diretamente com o TikTok.

O Facebook continua seu movimento para se aproximar do TikTok. Ontem (07/10), a Meta anunciou uma série de mudanças voltadas aos Reels. Entre as novidades, está o aprimoramento do sistema de recomendações dos vídeos, que agora deve aprender mais rapidamente os interesses dos usuários e exibir conteúdos recentes e mais relevantes.

A atualização faz parte da estratégia da empresa para revitalizar a rede social e reconquistar o público mais jovem — algo que Tom Alison, vice-presidente global da plataforma, comentou com exclusividade ao Tecnoblog. Segundo Alison, o foco é atrair usuários entre 18 aos 29 anos.

Mark Zuckerberg também tem destacado desde o início deste ano que está “animado para voltar ao Facebook original”. As alterações nos vídeos refletem essa tentativa, especialmente nos de curta duração, que dominam a plataforma rival.

Quais são as novas funções lançadas pela Meta?

“Bolhas de amigos” exibe um balão flutuante com a foto de amigos que curtiram o mesmo ReelsDe acordo com a empresa, o Facebook agora exibe 50% mais Reels publicados no mesmo dia, o que significa que os usuários devem ver com mais frequência vídeos novos de criadores que seguem ou que o algoritmo considera interessantes. Outra adição é o recurso “bolhas de amigos”, que mostra no canto inferior esquerdo do vídeo quando um amigo já curtiu aquele conteúdo.

A Meta afirma que a ideia é reforçar o aspecto social da plataforma. “Ver as curtidas dos seus amigos sempre foi parte essencial da experiência no Facebook, e estamos criando recursos — como as bolhas — que nos reconectam às nossas origens”, explicou a empresa em comunicado.

Além disso, ao tocar na bolha, o usuário pode abrir um chat privado para comentar o vídeo diretamente com o amigo, incentivando mais interações dentro do aplicativo.

Meta tenta recuperar tempo perdido com os jovens

Empresa de Zuckerberg renova o Facebook com foco em vídeos curtos

Fonte: Tecnoblog

Leia também