
Fãs fazem abaixo-assinado para presidente da Samsung
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 14:26
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
Usuários pedem que Samsung promova mudanças na divisão de câmeras (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Resumo
• Fãs da Samsung lançaram petição pedindo a substituição do chefe da divisão de câmeras, alegando estagnação em hardware e software.
• O documento critica o uso de sensores antigos e a falta de inovação, comparando a empresa com concorrentes.
• A petição acusa a Samsung de ignorar feedback dos usuários e de copiar a Apple.
Um grupo de fãs e usuários de longa data da Samsung iniciou uma petição online pedindo uma mudança na divisão de câmeras da empresa. O documento, endereçado diretamente a TM Roh, CEO da Samsung Eletronics, exige a substituição do atual chefe do setor, alegando que a má gestão levou a uma “deterioração contínua da experiência de câmera” na linha Galaxy.
A principal queixa é a de que a Samsung, considerada uma das líderes em fotografia móvel, está atrás de concorrentes como Huawei, Oppo, Apple e Xiaomi. No ranking DxOMark, o Galaxy S25 Ultra, flagship deste ano da marca, ocupa apenas a 20ª posição, ficando atrás de modelos dessas concorrentes, além de três gerações de Google Pixel e do Honor Magic5 Pro.
O texto da petição, que até a publicação da matéria conta com pouco mais de mil assinaturas, aponta problemas de hardware, software e nos algoritmos de processamento, acusando a liderança de estagnação e de ignorar o feedback dos consumidores.
Estagnação seria o maior problema
Galaxy S25 Ultra aparece atrás de principais concorrentes em testes (imagem: divulgação)
A principal crítica levantada pelo abaixo-assinado, criado pelo leaker Ice Universe, recai sobre a estagnação do hardware. O documento alega que a Samsung tem reutilizado sensores considerados antigos, como o ISOCELL HP2 (da própria Samsung) e o Sony IMX754, por várias gerações dos modelos da marca.
Para os fãs, a falta de evolução resultou em pouca ou nenhuma melhoria significativa na qualidade de imagem nos últimos anos. De acordo com o texto, isso levou a problemas persistentes como ruído excessivo, perda de detalhes em HDR e atraso do obturador (shutter lag).
Ainda segundo o abaixo-assinado, essa insistência em componentes mais antigos contrasta diretamente com os movimentos da concorrência. O documento argumenta que, enquanto a Samsung se acomodou, outras marcas investiram mais em inovação para se destacar no mercado de smartphones.
Sensor de 1 polegada é um dos destaques do Xiaomi 15 Ultra (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Entre as marcas citadas, a Huawei, por exemplo, investiu em tecnologia proprietária e desenvolveu seu sensor de 1 polegada, SC5A0CS, já presente no Pura 80 Ultra. Maior fisicamente que os da Samsung (1/1.3 polegadas), o componente consegue capturar mais luz. A Oppo segue um caminho similar à Apple, firmando uma parceria com a Sony para usar seus sensores de ponta, também de 1 polegada, conhecidos pela boa performance geral.
Leia também
- O que é UEFI? Saiba para que serve o firmware e como funciona no PC
UEFI tem interface diferente da tradicional BIOS (Imagem: Victor Toledo/Tecnoblog)
- Microsoft testa IA no Windows 11 para editar imagens sem apps
Windows 11 testa edições de imagem no Explorador de Arquivos (ilustração: Guilherme Reis/Tecnoblog)
- Preparação para o iOS 26: 4 passos para evitar problemas na atualização do seu iPhone
O lançamento do iOS 26 se aproxima e traz uma das maiores revoluções visuais da história do iPhone com o novo padrão Liquid Glass. A preparação para o iOS 26 não é apenas recomendada, mas essencial para garantir que seu dispositivo faça a transição sem contratempos. Este guia reúne todas as medidas preventivas que voc…