
Fim de uma era: Galaxy Note 20 não recebe mais atualizações da Samsung
Publicado em 3 de setembro de 2025 às 19:09
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
Samsung encerra o suporte ao software do Note 20 (imagem: Tecnoblog)
• A Samsung encerrou as atualizações de software para o Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra, marcando o fim da linha Note.
• A linha Note, lançada em 2011, popularizou o conceito de “phablet” e o uso da caneta S Pen.
• Os Galaxy Z Flip 3 e Fold 3 continuarão recebendo pacotes de segurança até agosto de 2026.
A Samsung encerrou a entrega de atualizações de software para o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra, os últimos aparelhos integrantes da icônica linha Note. Na prática, eles não vão receber novas versões do Android nem os pacotes de segurança a partir de agora.
Com a movimentação, a Samsung decreta de vez o fim da linha Note, que acabou sendo substituída pela versão Ultra dos Galaxy S. Ela chegou ao mercado em 2011 e era reconhecida pelas telas enormes. Além disso, tinha grande foco em produtividade.
Recursos lançados em versões futuras do Android e da One UI também não devem chegar a esses modelos. Ainda assim, os proprietários podem usá-los normalmente.
O fim do Note 20
A linha do Galaxy Note 20 foi lançada com o Android 10 e interface One UI 2.5. Na época, a política de atualizações da Samsung garantia três versões do sistema operacional, promessa que foi cumprida. Nos últimos dois anos, os aparelhos vinham recebendo apenas pacotes de segurança, o que se encerrou agora.
A linha Note foi pioneira no conceito de “phablet” — telefones maiores que smartphones comuns da época, mas menores que tablets — e popularizou o uso da caneta stylus S Pen como uma ferramenta de produtividade.
Os fãs da S Pen que desejarem se manter no ecossistema da Samsung têm dois caminhos: os modelos Galaxy S Ultra ou os dobráveis da linha Galaxy Z Fold. A primeira opção é a verdadeira sucessora da antiga linha, já que, desde o S22 Ultra, a Samsung inclui um slot para S Pen nos aparelhos, assim como fazia no Note.
Caso opte pela segunda opção, o consumidor precisa ter em mente que os dobráveis Fold costumam ser compatíveis com a S Pen, que é vendida separadamente. No entanto, o mais recente Fold 7 perdeu a integração com o acessório, num movimento criticado por fãs da marca. Durante seu lançamento, em Nova York, a Samsung explicou que preferiu valorizar o design e retirou uma camada da tela que permitia a detecção do gadget.
Política de atualização
A Samsung vem ampliando a política de suporte para as linhas mais recentes nos últimos anos. A marca agora oferece sete anos em alguns produtos top de linha. Além dela, somente o Google e a Honor se comprometem com tamanha longevidade no universo Android.
Leia também
- Samsung apresenta Galaxy XR com sistema Android XR

A Samsung oficializou o Galaxy XR, seu primeiro dispositivo de realidade extendida (XR) que inaugura uma nova era para wearables Android. Desenvolvido em parceria com Google e Qualcomm, o headset promete democratizar experiências imersivas com inteligência artificial contextual e preço mais acessível que o Apple Visio…
💬 0 - Galaxy S24 (256 GB) fica 57% mais barato com cupom em promoção

Galaxy S24 256 GB R$ 2.798,98
💬 0 - O fim do Windows 10 criou uma corrida improvável por drives ópticos no Japão; veja o por quê

O fim oficial do suporte ao Windows 10, encerrado pela Microsoft em 14 de outubro de 2025, criou uma consequência inesperada no mercado japonês: drives ópticos — especialmente gravadores internos Blu-ray — estão sumindo das prateleiras. Em Akihabara, o famoso distrito eletrônico de Tóquio, lojas como Dospara e TSUKUMO…
💬 0