
Diretor do remake de Final Fantasy Tactics revela o jogo de NES que não consegue largar
Publicado em 6 de setembro de 2025 às 17:00
2 min de leituraÀs vezes tudo o que você quer é algo confortável e familiar. Para Kazutoyo Maehiro, diretor do remake de Final Fantasy Tactics, isso significa revisitar clássicos do NES.
Em entrevista ao Polygon, durante a divulgação de The Ivalice Chronicles (que chega em 30 de setembro), o desenvolvedor revelou o jogo que ainda joga regularmente: Chip n’ Dale Rescue Rangers, da Capcom.
A paixão por clássicos
Maehiro contou que sempre teve fascínio por jogos antigos, especialmente séries como Wizardry, mas seu sorriso ficou evidente quando lembrou do título baseado no desenho da Disney:
“É um jogo que eu amo muito até hoje. Primeiro, a trilha sonora é fantástica, leve e divertida, transmitindo uma sensação constante de entusiasmo.”
O game de 1990 teve trilha assinada por Harumi Fujita, também compositora de Mega Man 3, o que explica os chiptunes memoráveis.
Por que Chip n’ Dale?
Segundo Maehiro, o segredo está na jogabilidade acessível e completa. Inspirado no desenho Tico e Teco e os Defensores da Lei, o jogo permite jogar em single-player ou co-op, com direito a pegar e arremessar caixas, bolas e outros objetos contra os inimigos.
Ele lembra com carinho de quando jogava com seu irmão mais novo:
“Ele era o Chip, eu era o Dale. Hoje em dia ainda jogo sozinho ou até com a minha esposa.”
Um clássico subestimado
- Ano de lançamento: 1990
- Plataforma: NES
- Modos: single-player e cooperativo
- Vendas: 1,2 milhão de cópias mundialmente
- Mecânicas: semelhante a Super Mario Bros. 2, mas com variedade de cenários (quintal, cassino, fábrica) e inimigos baseados na série animada.
Considerado por muitos um tesouro escondido do NES, Rescue Rangers mantém fãs esperançosos de que um dia chegue ao catálogo do Nintendo Switch Online.
🎮 Para Maehiro, mesmo com a pressão de retornar ao universo de Ivalice, nada supera a nostalgia de um bom jogo clássico.
Fonte: Polygon (EN)
Leia também
- Final Fantasy 7 Remake sempre foi em 3 partes? Diretor responde

Desde que Final Fantasy 7 Remake chegou em 2020, muitos fãs se perguntavam quantas partes teríamos. Hoje já sabemos que serão 3 no total, mas essa sempre foi a ideia? E, para sanar essa dúvida, ninguém melhor do que o próprio diretor do game!
💬 0 - 8BitDo lança coleção de controles inspirados no NES dos anos 80

A nostalgia vive: 8BitDo lança coleção de controles inspirados no NES dos anos 80! Para os que estão por fora, há quatro décadas (sim, tudo isso), o Nintendo Entertainment System, o saudoso NES, era lançado oficialmente nos Estados Unidos.
💬 0 - Final Fantasy 7 Remake: diretor diz que se arrependeu de UMA coisa

Durante a Brasil Game Show 2025, o Flow Games teve a oportunidade de conversar com Naoki Hamaguchi, diretor da trilogia Final Fantasy 7 Remake. E, durante o bate-papo, perguntamos se Hamaguchi faria algo de diferente nos seus jogos depois da estreia. E, surpreendentemente, há uma única coisa. Venha ver!
💬 0