
Final Fantasy Tactics Remake pode abrir caminho para sequência, revela Square Enix
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 09:12
2 min de leituraFonte: GameVicio
A Square Enix revelou que uma nova sequência de Final Fantasy Tactics pode ser desenvolvida caso o remake Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles alcance bons números de vendas. A informação foi compartilhada pelo diretor do projeto, Kazutoyo Maehiro, em recente entrevista, alimentando as esperanças dos fãs que aguardam por uma continuação direta do clássico tático há mais de duas décadas.
“Se The Ivalice Chronicles se sair bem, isso é bom para os fãs, eles podem aproveitá-lo. Mas, ao mesmo tempo, isso demonstra a viabilidade comercial do gênero de RPG estratégico“, explicou Maehiro. “Isso poderia potencialmente abrir as portas para fazermos algo com Final Fantasy Tactics Advance ou A2, ou talvez até mesmo sequências e novos títulos. Acredito que falo por todos que trabalharam no Final Fantasy Tactics original e estão trabalhando no The Ivalice Chronicles – realmente gostaríamos de ver isso acontecer.”
O RPG tático original foi lançado em 1997 para PlayStation 1 e, embora tenha estabelecido o mundo de Ivalice que reapareceu em jogos subsequentes, nunca recebeu uma continuação direta. A Square Enix lançou Final Fantasy Tactics Advance para Game Boy Advance e Final Fantasy Tactics A2 para Nintendo DS, mas o último destes foi em 2007, deixando a série adormecida por quase 17 anos.
Final Fantasy Tactics é frequentemente citado como um dos títulos mais elogiados da franquia, reconhecido por sua narrativa política madura. Maehiro também comentou sobre a popularidade do gênero de jogos baseados em turnos como um todo, fazendo alusão a outros títulos recentes de sucesso.
“Claro, com os diferentes avanços de hardware que ocorreram, vemos muito mais jogos de ação”, disse ele. “Mas, ao mesmo tempo, isso não significa que jogos por turnos ou estratégicos desapareceram. Eles avançaram junto com o hardware. Sei que temos títulos que podem começar com P ou ter o número 33 neles, e os fãs realmente gostam desses jogos.”
A co-diretora Ayako Yokoyama também falou sobre a importância do remake: “Obviamente, este jogo foi lançado há 28 anos. Mas a história é incrível, e acho que é algo que queremos que as pessoas experimentem. Ao mesmo tempo, é um RPG estratégico, e talvez para jogadores mais casuais isso seja um pouco desafiador. Pode até ser difícil para pessoas que não estão acostumadas com esse tipo de jogo, mas gostam de RPGs baseados em histórias.”
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles será lançado em 29 de setembro para PC, PlayStation 5, Nintendo Switch, Nintendo Switch 2 e Xbox Series.
Fonte: Inverse
Leia também
- Final Fantasy 7 Remake sempre foi em 3 partes? Diretor responde

Desde que Final Fantasy 7 Remake chegou em 2020, muitos fãs se perguntavam quantas partes teríamos. Hoje já sabemos que serão 3 no total, mas essa sempre foi a ideia? E, para sanar essa dúvida, ninguém melhor do que o próprio diretor do game!
💬 0 - Final Fantasy 7 Remake: diretor diz que se arrependeu de UMA coisa

Durante a Brasil Game Show 2025, o Flow Games teve a oportunidade de conversar com Naoki Hamaguchi, diretor da trilogia Final Fantasy 7 Remake. E, durante o bate-papo, perguntamos se Hamaguchi faria algo de diferente nos seus jogos depois da estreia. E, surpreendentemente, há uma única coisa. Venha ver!
💬 0 - Final Fantasy VII Remake agora é completável em menos de 10 horas

A Square Enix anunciou que Final Fantasy VII Remake poderá ser concluído em menos de 10 horas graças ao novo sistema de Pprogressão simplificada. A informação foi revelada pelo próprio diretor do jogo, Naoki Hamaguchi, durante entrevista à AUTOMATON Japan, onde explicou as motivações por trás desta controversa impleme…
💬 0