
Final Fantasy Tactis: The Ivalice Chronicles esconde elementos de War of the Lions
Publicado em 14 de outubro de 2025 às 12:06
2 min de leituraDurante o processo de divulgação de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, a Square Enix anunciou que o jogo não traria qualquer conteúdo da versão War of the Lions. No entanto, uma investigação conduzida pelo YouTuber Gus Pagan mostra que há alguns elementos do jogo para PSP e iOS presentes no game mais recente.
Entre eles estão referências a classes como Onion Knight e Dark Night, bem como aos personagens adicionais Balthier e Luso. A descoberta de certa forma contradiz a própria equipe responsável pelo game, que afirmou publicamente que não queria trabalhar com elementos de War of the Lions.
A justificativa foi de que essa versão de Final Fantasy Tactics havia sido trabalhada por uma equipe diferente e, portanto, os responsáveis por The Ivalice Chronicles não tinham muita familiaridade com as adições feitas nela. No entanto, a descoberta do YouTuber mostra que a desenvolvedora chegou a trabalhar com os elementos que não podem ser acessados na versão final.
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles traz oportunidades para modders
A descoberta de que há arquivos de War of the Lions presentes em Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles deve ser bastante positiva para modders. Com esses dados, eles devem ter mais facilidade em trazer de volta os elementos adicionais do jogo, criando aquela que realmente vai ser a versão definitiva da experiência.
Foto: Divulgação/Square Enix
Também pode ser o caso de a Square Enix simplesmente estar “escondendo suas cartas”, como uma forma de aproveitar mais o potencial de vendas do jogo. Afinal, sempre há a possibilidade de que os elementos “retirados” sejam oferecidos em um update gratuito, ou até mesmo como um DLC opcional.
Algo que pode explicar a presença de War of the Lions é o fato de que Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles reaproveita muitas de suas traduções e cenas animadas. Ao mesmo tempo, o equilíbrio de classes e outros elementos do game foram reconstruídos a partir da versão original do game, lançado para o primeiro PlayStation.
Foto: Divulgação/Square Enix
Disponível desde o dia 30 de setembro, o título foi bastante elogiado pela crítica, que deu a ele a média 88 em todas as plataformas avaliadas pelo Metacritic. Segundo a Square Enix, que não divulgou números de vendas, um bom resultado comercial pode até mesmo resultar no desenvolvimento futuro de uma sequência.
Além de uma simples remasterização
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles vai ter roteiro revisado
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Compositor de Final Fantasy, Nobuo Uematsu rejeita uso de IA

Ao mesmo tempo que desenvolvedores como Hideo Kojima e Glen Schofield acreditam que a inteligência artificial (IA) vai revolucionar o mundo dos games, um grande nome da indústria não está muito entusiasmado com a tecnologia. Conhecido por seu trabalho em games como Final Fantasy e Chrono Trigger, Nobuo Uematsu afirma…
💬 0 - Final Fantasy 7 Remake sempre foi em 3 partes? Diretor responde

Desde que Final Fantasy 7 Remake chegou em 2020, muitos fãs se perguntavam quantas partes teríamos. Hoje já sabemos que serão 3 no total, mas essa sempre foi a ideia? E, para sanar essa dúvida, ninguém melhor do que o próprio diretor do game!
💬 0 - Diretor de Final Fantasy 7 promete ritmo mais equilibrado no último capítulo da trilogia

O diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, Naoki Hamaguchi, defendeu as seções mais longas e criticadas do jogo, mas prometeu um melhor equilíbrio narrativo para o capítulo final da trilogia. Em entrevista recente, o desenvolvedor respondeu às críticas sobre trechos considerados “arrastados” por parte dos fãs, como a grand…
💬 0