
Ghost of Yotei e o cuidado para não virar jogo de tiro
Publicado em 6 de outubro de 2025 às 19:17
2 min de leituraPrincipal lançamento do PlayStation nesta reta final de 2025 e talvez o protagonista do ano todo para a marca, Ghost of Yotei nasce com o compromisso de manter nutrida uma generosa base de fãs criada em Ghost of Tsushima, que oferece uma experiência digna da história dos samurais.
Numa janela disputadíssima de lançamentos e em meio a tantos jogos de mundo aberto ofertados ao jogador, como o título pode se diferenciar? Como ir além daquilo que Tsushima fez para trazer um diferencial e manter o que funcionou?
Esses e outros detalhes foram discutidos por Jason Connell, diretor criativo do jogo, em entrevista ao Flow Games.
Ghost of Yotei: “dobro” ou “triplo” do anterior
Perguntado sobre a estrutura do mapa e das missões como pontos diferenciais em relação a Tsushima, Connell foi enfático: “O dobro ou o triplo”.
“Muito mais minigames, áreas para você ficar imerso na cultura…e também um equilíbrio com coisas que não sejam de ação, como pintura, sim, a arte. Dessa vez, tínhamos a experiência para balancear as coisas, os mapas de calor, então sabíamos em quais áreas poderíamos variar de alguma forma”, explicou o artista.
• Aproveite para encontrar Ghost of Yotei pelo menor preço do mercado no Low Games!
Imagem: PlayStation
Captura a essência do primeiro, mas indo além. Ghost of Yotei constrói seus pilares em cima dele
O cuidado para não transformar Yotei num jogo de tiro
Uma das novidades de Ghost of Yotei é a inclusão de armas de fogo, uma vez que a época em que o jogo se passa, 1603, contempla o equipamento com mais abrangência.
“Tomamos cuidado para manter o ritmo bom e respeitar o uso de cada arma, sem transformar a experiência num game de tiro”, relatou Connell. “A forma como você sobe de nível vai da sua jogatina. Novas armas servem para manter esse sistema equilibrado”, complementou.
Imagem: Sucker Punch
Elementos do ambiente em relação à vida real e vingança clássica
Ghost of Yotei é ambientado em Ezo, uma espécie de “Western” do Oriente e antiga Hokkaido, relembrou o diretor.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Diretor de Ghost of Yotei não descarta fazer DLC

Se você jogou [Ghost of Yotei](https://amzn.to/4n9dLua) e ficou com vontade de expandir a sua aventura com mais conteúdo, exatamente como aconteceu com o seu predecessor Ghost of Tsushima,
💬 0 - Devs de Ghost of Yotei aguardam feedback do público para definirem possível DLC

Agora que [Ghost of Yotei](https://amzn.to/4n9dLua) completou mais de duas semanas de seu lançamento, representantes da desenvolvedora Sucker Punch já se sentem confortáveis para falarem abertamente sobre o game. Em uma entrevista recente com a Game Informer, recheada de spoilers, o co-diretor do título falou até sobr…
💬 0 - Ghost of Yotei só ganhará DLC se estúdio tiver algo relevante para contar

[Ghost of Yotei](https://amzn.to/4n9dLua) seguirá uma abordagem mais cautelosa quanto a conteúdos adicionais. Em declaração recente, o co-diretor do novo título da Sucker Punch confirmou que DLCs para o jogo só serão desenvolvidos se realmente fizerem sentido para a experiência, diferentemente da estratégia adotada co…
💬 0