
Ghost of Yotei: Equipe não queria marcadores ou minimapa poluindo a tela do jogador
Publicado em 12 de outubro de 2025 às 17:42
2 min de leituraA Sucker Punch decidiu manter sua filosofia de interface limpa em Ghost of Yotei, descartando completamente os indicadores visuais excessivos e as controversas marcações amarelas que guiam jogadores em outros títulos de mundo aberto. O estúdio confirmou que o jogo foi desenvolvido para oferecer uma experiência visual sem poluição, privilegiando a beleza do cenário japonês cuidadosamente construído pela equipe.
Jason Connell, diretor criativo do projeto, explicou em entrevista à GamesRadar+ que a decisão faz parte de uma abordagem mais diegética para guiar os jogadores. “Temos que encontrar maneiras de entusiasmar as pessoas a irem a determinados lugares sem colocar algo gigante na tela dizendo ‘vá aqui’, ou um mapa enorme, ou um minimapa”, afirmou o desenvolvedor.
Em vez de usar marcadores artificiais, Ghost of Yotei utiliza elementos naturais para orientar os jogadores pelo mundo do jogo. Sejam pássaros, lobos, o vento ou até mesmo padrões de flores, a natureza desempenha um papel fundamental na navegação. “Nos agrada ter uma tela limpa porque gostamos do jogo. É lindo. A equipe de arte passou cinco anos criando o jogo mais bonito que poderíamos imaginar”, destacou Connell.
O diretor também explicou que esta abordagem se encaixa perfeitamente na essência da série. “Ghost of Yotei tem esta visão romântica do Japão, e o Japão é repleto de um maravilhoso amor pela natureza. Por que estragaríamos isso com elementos de interface quando podemos encontrar outras formas de guiar o jogador?”
Liberdade para explorar no próprio ritmo
Além da interface minimalista, a Sucker Punch também adotou uma filosofia de liberdade para os jogadores em relação ao conteúdo secundário. Embora Atsu, a protagonista, tenha a missão principal de derrotar os Seis de Yotei para concretizar sua vingança, o jogo oferece diversas atividades opcionais que enriquecem a experiência geral.
Connell afirmou que a equipe projetou o jogo pensando na liberdade dos usuários, permitindo que cada um explore o mundo e aproveite a jornada da protagonista no seu próprio ritmo, sem pressão para completar todo o conteúdo adicional. Esta abordagem respeita diferentes estilos de jogo, oferecendo uma experiência personalizada para cada jogador.
Fonte: GameVicio
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