
Google: agora você pode cadastrar pessoas para recuperar sua conta
Publicado em 15 de outubro de 2025 às 15:12
2 min de leituraAgora você cadastrar pessoas para recuperar sua conta no Google • Google lançou mecanismo para adicionar contatos de recuperação de conta;
• Recurso permite indicar amigos ou familiares para ajudar em casos de senha esquecida;
• Sistema usa códigos numéricos para validar procedimento.
Quem já perdeu acesso à sua conta no Google sabe quão dramática é essa experiência. Felizmente, o Google anunciou um novo meio para facilitar a recuperação de contas: trata-se de um mecanismo que permite indicar uma ou mais pessoas de confiança como “contatos de recuperação”.
O recurso tem justamente esse nome, Contatos de Recuperação (Recovery Contacts). A novidade permite que você indique amigos ou familiares para que, em caso de esquecimento de senha ou passkey, essas pessoas possam ser contatadas para te ajudar na recuperação do acesso à sua conta no Google.
Como os contatos de recuperação do Google funcionam?
Para começar, é preciso acessar a página Contatos de Recuperação do Google e adicionar uma ou mais pessoas. As pessoas indicadas receberão um convite para serem seus contatos de recuperação e terão sete dias para aceitar a solicitação.
Quando uma ou mais pessoas aceitam o convite, o recurso passa a funcionar. Caso você não consiga fazer login em sua conta, a página de recuperação de acesso será aberta. Ali, você poderá selecionar um contato cadastrado para iniciar o procedimento.
Ao selecionar uma pessoa, a página exibirá uma sequência numérica. Você deve contatar a pessoa (por telefone ou WhatsApp, por exemplo) e passar esse código a ela.
A função Contatos de RecuperaçãoPor sua vez, o celular do seu contato gerará uma notificação que direcionará para três sequências numéricas. A pessoa deve selecionar o código que é igual ao que você recebeu. Se isso for feito, o acesso à sua conta será liberado ou, se for o caso, você poderá definir uma nova senha de acesso a ela.
Note que, se o sistema de segurança do Google identificar atividades suspeitas, a sua conta poderá ser colocada em um modo de espera, mesmo se o contato de recuperação tiver indicado o código correto.
Você será então notificado sobre o uso do recurso e, se não reconhecer o procedimento, poderá negar a solicitação para evitar acesso não autorizado à sua conta.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Cerveja psicodélica pode ter ajudado Império pré-inca a consolidar poder

A civilização Huari (ou Wari) habitou a região dos Andes entre os anos 500 d.C. e 1000 d.C. O império dominava quase toda a área em que hoje está o Peru, além de partes da Argentina e do Chile, e sua capital, também chamada Huari, ficava localizada a 25 km de Aiacucho, no Peru. O povo é conhecido por seus enterros de…
💬 0 - Temperatura do ninho pode afetar a “inteligência” das tartarugas? Novo estudo descobriu

À medida que o aquecimento global eleva as temperaturas das praias, pesquisadores buscam entender como o calor da areia – que abriga os ovos das tartarugas marinhas – influencia não apenas o nascimento, mas também o desenvolvimento físico e mental desses animais.
💬 0 - Ex-pesquisadores da OpenAI, Google e Meta lançam a Periodic Labs para transformar a ciência com IA

Um grupo de renomados cientistas que anteriormente integravam as equipes de IA de gigantes da tecnologia uniu forças para fundar a Periodic Labs, startup anunciada em 30 de setembro com a ambiciosa missão de revolucionar o processo de descoberta científica através da inteligência artificial. A nova empresa reúne mais…
💬 0