
Google lança ferramenta de vibe coding no Brasil
Publicado em 8 de outubro de 2025 às 08:17
2 min de leituraServiço de IA do Google ajuda leigos em desenvolvimento a criar apps • O Google lançou no Brasil a ferramenta de IA Opal, que permite criar miniaplicativos a partir de comandos de texto.
• A Opal oferece um editor visual para leigos em programação, permitindo a edição de blocos de fluxo de trabalho e publicação dos miniaplicativos na web.
• O Google introduziu uma ferramenta de depuração visual e otimizações de desempenho para agilizar a criação de aplicativos.
O Google anunciou nesta terça-feira (07/10) o lançamento da ferramenta de inteligência artificial Opal no Brasil. A ideia, que parte do Google Labs, é permitir que os usuários criem miniaplicativos a partir de comandos de texto. A plataforma estava em testes apenas nos Estados Unidos desde julho.
A expansão, que inclui mais 14 países além do Brasil, acontece simultaneamente à liberação de novas funcionalidades. Em comunicado oficial, o Google informou que a decisão de ampliar o acesso foi motivada pela complexidade e criatividade dos projetos desenvolvidos pela primeira leva de usuários.
Como o Opal funciona
O Opal opera a partir de um editor visual voltado a leigos em programação, oferecendo a infraestrutura do próprio Google (com Labs, Gemini e APIs do Android). O processo é semelhante ao uso de qualquer chatbot de IA, em que o usuário descreve a função do aplicativo que deseja criar, e a IA constrói um fluxo de trabalho com blocos que representam cada etapa do processo, como “receber dado do usuário”, “gerar texto” ou “exibir imagem”.
Cada um desses blocos pode ser editado individualmente, o que permite ao usuário refinar os comandos de texto para guiar a IA com mais precisão. Ao final do processo, o miniaplicativo pode ser publicado na web e compartilhado por meio de um link.
Além das criações próprias, a ferramenta possui uma galeria reunindo criações do Google e de outros usuários. Seguindo a ideia “colaborativa” de redes sociais como o TikTok, o Opal possui a opção editar projetos de outras pessoas por meio do botão “remixar”.
Fluxo dos apps gerados por IA no OpalInteligências artificiais já são usadas para auxiliar ou até mesmo gerar novos apps. O avanço das capacidades de codificação dos modelos é sempre um destaque nas novas versões.
O Gemini permite gerar códigos de apps para web e ter a pré-visualização diretamente no chatbot pelo menos desde março. A função foi aprimorada com o lançamento do Gemini 2.5 Pro, em maio.
Expansão global traz novas ferramentas
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Oppo lança linha Reno 14 no Brasil; veja os preços
Oppo lançou o Reno 14 F no Brasil
💬 0 - Lenovo lança IdeaTab e IdeaTab Plus ao Brasil: tablets com tela 2,5K, caneta e teclado
A Lenovo ampliou sua linha de dispositivos no Brasil com a chegada dos novos IdeaTab e IdeaTab Plus, tablets projetados para quem busca equilíbrio entre trabalho, estudo e entretenimento em um só aparelho. Os modelos chegam para competir em um segmento dominado por iPads e Galaxy Tabs, oferecendo boas telas, suporte a…
💬 0 - Samsung lança no Brasil sua nova linha Galaxy Tab S11 com foco em produtividade e inteligência artificial
A Samsung anunciou nesta quarta-feira (24) o lançamento oficial da série Galaxy Tab S11 no Brasil, representando o avanço mais recente da empresa em tablets premium. Composta pelos modelos Galaxy Tab S11 e Galaxy Tab S11 Ultra, a nova linha aposta em design ultrafino e leve, telas AMOLED avançadas, além de um chipset…
💬 0