
Google lança Modo IA em português; veja como funciona
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 13:00
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
Modo IA funciona de modo parecido com Gemini e ChatGPT
• Google libera Modo IA em português brasileiro, além de hindi, indonésio, japonês e coreano.
• Ferramenta desdobra pedidos, faz buscas paralelas e organiza resultados em formato solicitado.
• Recurso aparece em aba separada da pesquisa, sem substituir links ou Visões Gerais com IA.
O Google começou a liberar o Modo IA em português brasileiro para usuários locais. O AI Mode, como ficou conhecido em inglês, usa inteligência artificial para “quebrar” perguntas complexas e fazer diferentes pesquisas a partir de um único pedido na barra de busca.
O Modo IA é uma espécie de versão avançada da Visão Geral com IA (ou AI Overview, em inglês), que gera um texto com base nos resultados da web. Na prática, é como se o Google passasse a se comportar de um jeito mais parecido com o Gemini, da própria empresa, ou concorrentes como o ChatGPT, da OpenAI, podendo criar tabelas, listas e mais formatos de respostas, além de aceitar novas perguntas, como em uma conversa.
Modo IA pode gerar tabelas comparando informações (imagem: divulgação)
A chegada ao Brasil era esperada desde o fim de agosto. Além do português brasileiro, o Modo IA vai passar a funcionar em hindi, indonésio, japonês e coreano. A ferramenta está disponível em inglês nos Estados Unidos desde maio de 2025.
A novidade do Google não vai substituir os links ou Visões Gerais com IA já presentes na busca atual. O Modo IA fica em uma aba separada, logo acima dos resultados da pesquisa, ao lado de opções como “Notícias”, “Imagens” e “Shopping”, entre muitas outras.
Como o Modo IA funciona?
O Google explica que o Modo IA sabe desdobrar pedidos do usuário para buscar diferentes informações e articulá-las, apresentando no formato que foi solicitado.
Um exemplo da própria empresa é a pesquisa “Quero entender diferentes métodos de preparo de café. Crie uma tabela comparando as diferenças de sabor, facilidade de uso e equipamento necessário”. O Modo IA é capaz de buscar informações sobre cada item dos diferentes métodos de preparo e apresentar uma tabela com o que foi encontrado.
Outro exemplo do Google é a busca “Encontre feiras livres em São Paulo que funcionem às terças-feiras antes das 8h para comprar frutas e verduras frescas”. A IA identifica os critérios e faz o filtro para mostrar o que o usuário deseja.
Técnica “query fan-out” desdobra buscas (imagem: divulgação)
Leia também
- Quem foi Johanna Döbereiner – e como sua pesquisa economiza R$ 10 bilhões ao Brasil todos os anos

A cientista Johanna Döbereiner transformou profundamente a agricultura brasileira. Suas descobertas sobre bactérias capazes de fixar o nitrogênio do ar dispensaram o uso de adubos químicos em culturas como a soja, tornando o país uma potência agrícola sustentável e economicamente competitiva.
💬 0 - Vulcão tido como extinto há 700 mil anos dá sinais de atividade, alerta estudo

Por cerca de 700 mil anos, o vulcão Taftan, no sudeste do Irã, não registrou qualquer evidência de atividade vulcânica. Sem erupções conhecidas desde o Pleistoceno (época geológica que durou de cerca de 2,6 milhões a 11.700 anos atrás), era classificado como extinto.
💬 0 - Como funcionam os neurônios artificiais equivalentes aos biológicos

Pela primeira vez, um neurônio artificial conseguiu se comunicar com um neurônio biológico usando o mesmo nível de energia e a mesma voltagem que o cérebro humano. O resultado: uma conversa tão eficiente quanto aquela que acontece em nossas próprias sinapses.
💬 0