Pular para o conteúdo
Há 69 anos, a IBM lançava o primeiro HD do mundo: RAMAC 350 com 3,75 MB e mais de 1 tonelada
Computação
anos
ibm
lançava
primeiro
mundo
ramac

Há 69 anos, a IBM lançava o primeiro HD do mundo: RAMAC 350 com 3,75 MB e mais de 1 tonelada

Publicado em 14 de setembro de 2025 às 18:07

1 min de leitura

Os discos rígidos (HDDs) continuam sendo uma tecnologia relevante no cenário de armazenamento de dados. Então, como relembrar é viver, é hora de recordar que, há 69 anos, a IBM lançava o primeiro HD do mundo: RAMAC 350 com 3,75 MB e mais de 1 toneladas.

Recentemente, conforme mencionado acima, chegamos ao 69º aniversário do lançamento do primeiro equipamento desse tipo, um marco histórico para a computação moderna, e que faz parte da história de muitas empresas por todo o mundo.

IBM

• Comprar Disco Rígido (HD) WD Purple WD84PURZ de 8TB

• Link de compra do SSD 1TB SATA III em promoção

• Compre SSD NVMe PCIe 4.0 de 1TB, Kingston NV3

A revolução do armazenamento: IBM RAMAC 350

Em 1956, a IBM apresentou ao mundo a unidade de armazenamento em disco RAMAC 350. Este sistema utilizava 50 discos magnéticos, cada um com 24 polegadas de diâmetro, capazes de armazenar até 3,75 MB de informação.

Os discos giravam a uma velocidade de 1.200 rotações por minuto (RPM), uma tecnologia avançada para a época.

O aparelho foi desenvolvido para operar em conjunto com o sistema de computador mainframe IBM b305, que utilizava válvulas termiônicas, também conhecidas como tubos de vácuo.

Há 69 anos, a IBM lançava o primeiro HD do mundo: RAMAC 350; conheça a história

A sigla RAMAC significa Random Access Method of Accounting and Control (Método de Acesso Aleatório para Contabilidade e Controle).

A principal inovação estava na capacidade de acesso aleatório às informações, o que representou um aumento significativo em velocidade e eficiência quando comparado às tecnologias anteriores, como os cartões perfurados.

Essa evolução permitiu que empresas substituíssem grandes arquivos físicos e sistemas baseados em cartões, reduzindo também a dependência de funcionários dedicados exclusivamente ao arquivamento de documentos.

Fonte: Adrenaline

Leia também