
Hideo Kojima revela que não estaria na indústria de jogos se não fosse por Super Mario Bros.
Publicado em 21 de dezembro de 2025 às 20:48
1 min de leituraHideo Kojima, criador de Metal Gear Solid e Death Stranding, revelou que sua entrada para a indústria de jogos foi inspirada por um clássico: Super Mario Bros. O renomado desenvolvedor japonês compartilhou que o jogo lançado há quase quatro décadas foi determinante para sua decisão de seguir carreira nos videogames.
Em entrevista à Wired Japan, Kojima contou que dedicou um ano inteiro de sua vida ao jogo da Nintendo. “Eu era um estudante universitário. Eu matava aula para jogar em casa”, confessou o desenvolvedor. “Sem Super Mario, eu provavelmente não estaria nesta indústria”. O que impressiona é que o estilo de Super Mario contrasta significativamente com os jogos cinematográficos do desenvolvedor.
No entanto, apesar da grande influência, Kojima afirma que não consegue mais jogar o título atualmente devido a sua simplicidade. “Não consigo realmente jogar agora. É um jogo de ação com rolagem lateral. Mario apenas vai da esquerda para a direita. Basicamente só pulando“, explicou o desenvolvedor.
Kojima destacou que o primeiro Super Mario “quase não tinha história” além de salvar uma princesa em apuros de um monstro maligno, mas isso não importava muito. “Parecia que você estava em uma aventura”, continuou. “Quando vi aquilo, embora fosse arte em pixels sem história, senti que essa mídia um dia superaria os filmes. Essa convicção me trouxe para a indústria de jogos”.
Durante a conversa, o criador também mencionou diretores de cinema que o influenciaram profundamente, como Martin Scorsese, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock e Akira Kurosawa. No entanto, John Carpenter, diretor de clássicos como “O Enigma de Outro Mundo” e “Halloween”, foi quem mais impactou sua visão criativa. “Ele desafiou o gênero“, afirmou Kojima sobre o cineasta.
Fonte: GameVicio
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