Pular para o conteúdo
Highguard pode estar fadado ao fracasso, jogadores temem que seja mais um fiasco no lançamento
Games
highguard
pode
estar
fadado
fracasso
jogadores

Highguard pode estar fadado ao fracasso, jogadores temem que seja mais um fiasco no lançamento

Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 11:50

4 min de leitura

Highguard foi o último título a ser revelado durante o TGA em dezembro passado e, principalmente porque muitos esperavam algo como Half-life 3, a revelação foi anticlimática para dizer o mínimo. Não foi difícil perceber o quanto o anúncio decepcionou jogadores, ainda que parte da culpa não seja dos desenvolvedores.

O novo jogo de tiro PvP dos ex-desenvolvedores de Apex Legends e Titanfall será lançado em duas semanas, no próximo dia 26 de janeiro. E, além do prestigioso espaço para o trailer no The Game Awards, quase nada foi mostrado, revelado ou discutido sobre o jogo que muitos apelidaram de “Concord 2”.

Como resultado, muitos já esperam por um fracasso no lançamento. E, evidentemente, muitos não estão interessados em jogar o título.

Notícias Relacionadas:

• Nintendo libera Retrospectiva 2025 do Switch; veja como fazer a sua

• EA adia segunda temporada de Battlefield 6 para 17 de fevereiro

• Por que Code Vein 2 se passa em outro mundo? Bandai Namco explica viagem no tempo e novo sistema de parceiros

Impressões negativas logo de cara

Créditos: Wildlight.

O fato de o título ter ocupado o espaço mais aguardado de um trailer no The Game Awards pode ter se voltado contra a Wildlight, a desenvolvedora do jogo. Além do excesso de expectativa dos jogadores, a revelação foi considerada genérica.

Ao fim, é apenas mais um jogo enquanto serviço de tiro com heróis. E ele rapidamente foi comparado a VALORANT, Overwatch e, sim, Concord, o malfadado jogo de tiro para PlayStation que foi tão ruim que levou à falência de um estúdio inteiro.

Créditos: Wildlight.

Outro problema é que muitos ficaram perplexos com o trailer caótico que não explicou muita coisa. Era uma demonstração visual, mostrando jogadores percorrendo mapas nas costas de cavalos e ursos, empunhando espadas, magia e rifles de assalto.

Tudo era uma tentativa de misturar os modos clássicos de arena de jogos de tiro em primeira pessoa ambientados em mapas destrutíveis. Porém, enquanto o jogo tenta ser tão único, ele se inspira em muitos outros e acaba criando uma identidade distorcida e difícil de definir. O resultado foi a percepção de que se trata de algo genérico.

Créditos: Wildlight.

O fracasso de Concord foi só um dos sinais de que o mercado de Hero Shooters está saturado. Os jogadores estão cansados desse tipo de jogo, e a apresentação de Highguard não conseguiu convencê-los de que ele traz algo de novo.

Para os que gostam do gênero, o mais provável é que eles já tenham o seu título de estimação e não deverão migrar para um novo jogo.

Outro sinal de alerta é o silêncio absoluto e a falta de marketing para Highguard. O jogo será lançado em breve e não há grandes campanhas de marketing, prévias com influenciadores ou qualquer tipo de divulgação nas redes sociais.

Na Steam, o jogo conta com 8.255 seguidores no momento da redação deste texto, um número ínfimo em comparação com os 237.224 seguidores de Marvel Rivals.

O canal oficial publicou o trailer inaugural do jogo em 12 de dezembro, e ele acumulou apenas pouco mais de 100 mil visualizações até o momento da publicação deste texto. A proporção de curtidas para descurtidas é extremamente negativa (90% de deslikes).

No canal do IGN, além das 400.000 visualizações no mesmo trailer, a porcentagem é de 92% de deslikes e um número alarmante de comentários negativos:

• “ChatGPT, crie um jogo de tiro com heróis e elementos de fantasia.”

• “Isso já estava ultrapassado quando o desenvolvedor o idealizou.”

• “Meu Deus, achei que as pessoas estivessem brincando. Realmente parece com Concord.”

Situação ruim…

O subreddit do jogo, muitas das postagens se concentra em perguntas sobre a falta de atualizações por parte dos desenvolvedores. Um usuário escreveu: “Ou os desenvolvedores são incompetentes, ou este jogo vai ser adiado.”

Pode ser que a reação negativa seja mais emocional do que qualquer outra coisa, já que muitos descartaram o jogo sem a) ver a jogabilidade em si e b) sem sequer experimentá-lo por um segundo. E ainda seja possível que a empresa dê a volta por cima (No Man’s Sky é a prova viva de que isso é possível, ainda que difícil).

Day 1 of being a game dev with a public-facing game and I got 75+ quote retweets personally ripping me apart, simply for being excited to share what I poured myself into for years. Locked the account for the time being. ✌🏻🔒

— Josh Sobel (@Joshiepoo25) December 13, 2025

Porém, a comunidade está firmemente cética, e isso pode afastar potenciais jogadores sem nem mesmo dar uma olhada neste jogo de tiro gratuito. Inclusive, Josh Sobel, do time de desenvolvimento do jogo, fechou sua conta no X depois do anúncio (ao menos, por um tempo).

Como resultado, a menos que algo seja feito, o mais provável é que a narrativa de que Highguard está fadado ao fracasso seja uma profecia que se autorrealize. Neste caso, resta esperar que não tenham gasto muito com o anúncio no TGA.

Geralt e seus amigos

Mod The Witcher Online traz multiplayer para o RPG da CD Projekt RED

Fonte: Adrenaline

Leia também